Por Redação A12 Em Redação A12 Atualizada em 20 SET 2019 - 12H12

Por que Nossa Senhora da Conceição virou Aparecida?


O missionário redentorista, Padre Luiz Camilo Júnior, explica em cinco pontos, por quais motivos Nossa Senhora Da Conceição se tornou Aparecida. Veja abaixo ou assista ao vídeo com a reflexão. 

1. Nossa Senhora da Conceição foi proclamada Padroeira de Portugal em 1646, pelo imperador Dom João IV. O mesmo imperador havia publicado um decreto para que em todas as colônias de Portugal houvessem imagens dedicadas à Nossa Senhora da Conceição. Por isso, no Brasil Colônia, foram produzidas muitas imagens de Nossa Senhora da Conceição para estarem nas igrejas e também nos oratórios das casas.

Leia MaisDogmas Marianos: Imaculada Conceição Conceição ou Imaculada Conceição?O que a Imaculada Conceição quer nos dizer?2. Em 1717, os pescadores, ao lançarem as redes nas águas do Rio Paraíba do Sul, encontraram uma imagem quebrada. Primeiro houve a pesca do corpo e depois da cabeça, e, ao unirem as duas partes, viram que era a imagem de Nossa Senhora da Conceição. Por isso, a imagem foi chamada de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, ou seja, aparecida das águas pelas redes dos três pescadores.

3. Aparecida no início era um adjetivo à imagem de Nossa Senhora da Conceição, pela forma como ela foi encontrada. Com o passar do tempo, Aparecida passou a ser substantivo, ou seja, nome próprio. Fazendo assim a separação entre a devoção da imagem de Nossa Senhora da Conceição e a devoção da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Leia MaisA conceição que virou Aparecida4. Em 1750 a imagem de Nossa Senhora Aparecida recebeu um manto, que era de cor carmesim (vermelho). O Manto foi colocado para esconder um pouco as marcas da imagem que tinha sido encontrada quebrada. Assim, o manto trouxe ainda mais a diferenciação entre a imagem de Nossa Senhora da Conceição e a devoção a Imagem de Nossa Senhora Aparecida.

5. Em 1868, a Princesa Isabel, em sua primeira visita a Aparecida, doou para Nossa Senhora um manto ornado com 21 brilhantes, representando na época, as 20 províncias do império mais a capital. Desde então, o manto de cor azul passou a ser o manto oficial da Imagem. Assim, a devoção à Nossa Senhora Aparecida ganhou uma identidade própria.

6 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Redação A12

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.