A devoção brasileira a Nossa Senhora Aparecida nasceu dentro da tradição à Imaculada Conceição. Antes de ser conhecida como “Aparecida”, a Virgem já era honrada por esse dogma, que afirma que Maria foi preservada do pecado original desde o primeiro instante de sua existência. A mudança de nome e de identidade popular aconteceu no Brasil, após o encontro da Imagem pelos pescadores.
O Missionário Redentorista, Padre Luiz Camilo Júnior, C.Ss.R., explica em cinco pontos por quais motivos, Nossa Senhora da Conceição se tornou Aparecida.
1. Nossa Senhora da Conceição foi proclamada Padroeira de Portugal em 1646, pelo imperador Dom João IV.
O mesmo imperador havia publicado um decreto para que em todas as colônias de Portugal tivessem imagens dedicadas à Nossa Senhora da Conceição. Por isso, no Brasil Colônia, foram produzidas muitas imagens de Nossa Senhora da Conceição para estarem nas igrejas e também nos oratórios das casas.
2. Em 1717, os pescadores, ao lançarem as redes nas águas do Rio Paraíba do Sul, encontraram uma imagem quebrada. Primeiro houve a pesca do corpo e depois da cabeça, e, ao unirem as duas partes, viram que era a imagem de Nossa Senhora da Conceição. Por isso, a imagem foi chamada de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, ou seja, aparecida das águas pelas redes dos três pescadores.
add_box Assista ao especial da TV Aparecida que conta essa história!
3. Aparecida, no início, era um adjetivo à imagem de Nossa Senhora da Conceição, pela forma como ela foi encontrada. Com o passar do tempo, Aparecida passou a ser substantivo, ou seja, nome próprio, fazendo assim a separação entre a devoção da imagem de Nossa Senhora da Conceição e a devoção da imagem de Nossa Senhora Aparecida.
4. Em 1750, a imagem de Nossa Senhora Aparecida recebeu um manto, que era de cor carmesim (vermelho). O manto foi colocado para esconder um pouco as marcas da imagem que tinha sido encontrada quebrada. Assim, o manto trouxe ainda mais a diferenciação entre a imagem de Nossa Senhora da Conceição e a devoção à Imagem de Nossa Senhora Aparecida.
5. Em 1868, a Princesa Isabel, em sua primeira visita a Aparecida, doou para Nossa Senhora um manto ornado com 21 brilhantes, representando, na época, as 20 províncias do império mais a capital. Desde então, o manto de cor azul passou a ser o manto oficial da Imagem. Assim, a devoção à Nossa Senhora Aparecida ganhou uma identidade própria.
Visitar os enfermos: um gesto cristão de misericórdia
No Dia Mundial do Enfermo e mês em que o Papa Leão XIV nos convida a rezar pelas crianças com doenças incuráveis, reflita sobre uma obra de misericórdia!
CNBB dá passo importante para a evangelização da Juventude
O Documento 85 aborda ações práticas e direcionamentos para trabalhar a evangelização com a juventude. A comissão caminha para atualizar alguns pontos importantes.
VÍDEO: Veja como foi a Romaria do Terço dos Homens 2026
O encontro dos homens do Terço foi um verdadeiro retiro. Homens de joelhos, proclamando o senhorio de Jesus e a intercessão de Maria, renovando o compromisso de santidade na vida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...