A devoção brasileira a Nossa Senhora Aparecida nasceu dentro da tradição à Imaculada Conceição. Antes de ser conhecida como “Aparecida”, a Virgem já era honrada por esse dogma, que afirma que Maria foi preservada do pecado original desde o primeiro instante de sua existência. A mudança de nome e de identidade popular aconteceu no Brasil, após o encontro da Imagem pelos pescadores.
O Missionário Redentorista, Padre Luiz Camilo Júnior, C.Ss.R., explica em cinco pontos por quais motivos, Nossa Senhora da Conceição se tornou Aparecida.
1. Nossa Senhora da Conceição foi proclamada Padroeira de Portugal em 1646, pelo imperador Dom João IV.
O mesmo imperador havia publicado um decreto para que em todas as colônias de Portugal tivessem imagens dedicadas à Nossa Senhora da Conceição. Por isso, no Brasil Colônia, foram produzidas muitas imagens de Nossa Senhora da Conceição para estarem nas igrejas e também nos oratórios das casas.
2. Em 1717, os pescadores, ao lançarem as redes nas águas do Rio Paraíba do Sul, encontraram uma imagem quebrada. Primeiro houve a pesca do corpo e depois da cabeça, e, ao unirem as duas partes, viram que era a imagem de Nossa Senhora da Conceição. Por isso, a imagem foi chamada de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, ou seja, aparecida das águas pelas redes dos três pescadores.
add_box Assista ao especial da TV Aparecida que conta essa história!
3. Aparecida, no início, era um adjetivo à imagem de Nossa Senhora da Conceição, pela forma como ela foi encontrada. Com o passar do tempo, Aparecida passou a ser substantivo, ou seja, nome próprio, fazendo assim a separação entre a devoção da imagem de Nossa Senhora da Conceição e a devoção da imagem de Nossa Senhora Aparecida.
4. Em 1750, a imagem de Nossa Senhora Aparecida recebeu um manto, que era de cor carmesim (vermelho). O manto foi colocado para esconder um pouco as marcas da imagem que tinha sido encontrada quebrada. Assim, o manto trouxe ainda mais a diferenciação entre a imagem de Nossa Senhora da Conceição e a devoção à Imagem de Nossa Senhora Aparecida.
5. Em 1868, a Princesa Isabel, em sua primeira visita a Aparecida, doou para Nossa Senhora um manto ornado com 21 brilhantes, representando, na época, as 20 províncias do império mais a capital. Desde então, o manto de cor azul passou a ser o manto oficial da Imagem. Assim, a devoção à Nossa Senhora Aparecida ganhou uma identidade própria.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...