Formação

O que é blasfêmia?

Escrito por Letícia Dias

17 JUN 2024 - 15H49 (Atualizada em 24 JUN 2024 - 14H45)

Tero Vesalainen/ shutterstock

Na Igreja as palavras que demonstram desrespeito ou falta de temor a Deus, a Virgem Maria, aos Santos e aos objetos de devoção são consideradas blasfêmia. Leia MaisO que é a blasfêmia contra o Espírito Santo?

Nesse sentido estão inclusos insultos, gestos de ofensa e zombaria que desdenham da fé e da doutrina católica.

“É também blasfemo recorrer ao nome de Deus para encobrir práticas criminosas, reduzir povos à servidão, torturar ou matar. O abuso do nome de Deus para cometer um crime provoca a rejeição da religião.

A blasfêmia é contrária ao respeito devido a Deus e a seu santo nome. E em si um pecado grave” (Catecismo da Igreja Católica, 2148).

A Igreja respeita a liberdade de expressão, mas não deixa de esperar o respeito aos seus princípios e doutrina.

Por isso, o Santo Padre, o Papa Francisco afirmou recentemente em seu encontro com humoristas de todo o mundo:

“Lembrem-se disto: quando vocês conseguirem fazer com que sorrisos inteligentes brotem dos lábios de até mesmo um só espectador, vocês também fazem Deus sorrir.”

Piadas blasfêmicas

Não há na Igreja Católica um documento que trate sobre o assunto, no entanto, na Gaudum et Spes fica clara a importância do diálogo com respeito.

“O nosso respeito e amor devem estender-se também àqueles que pensam ou atuam diferentemente de nós em matéria social, política ou até religiosa. Aliás, quanto mais intimamente compreendermos, com delicadeza e caridade, a sua maneira de ver, tanto mais facilmente poderemos com eles dialogar.” (item 28)

Nesse contexto, se uma piada ofende, zomba ou ridiculariza qualquer seja a profissão de fé, isso é visto como blasfêmia. No contrário, se se trata apenas uma expressão que envolve o nome de Deus ou de algo relacionado à Igreja, um aspecto cultural, social e não desperta a maldade no homem, não há incoerência.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...