Na Liturgia das Horas, há diversas orações: o Ofício das Leituras, as Laudes, hora terceira, hora sexta, hora nona (que compõem a hora média), vésperas e completas. Leia Mais3 orações de Santo Afonso para você rezar a São José3 orações vocacionais para rezar no dia a diaAprenda a rezar o Terço de forma significativa com 4 livros
A oração das Laudes marca o início do dia e faz parte da Liturgia das Horas. Além disso, é uma forma da Igreja Católica estar ainda mais em unidade, pois é rezada de modo igual em todos os países, assim como a Liturgia Diária.
As Laudes normalmente incluem salmos, hinos e leituras, e são tradicionalmente rezadas ao amanhecer.
Costuma ser uma das orações mais rezadas por comunidades religiosas, pelos sacerdotes, mosteiros e em retiros espirituais.
Somente após o Concílio Vaticano II se tornou possível que os leigos pudessem utilizar os textos das orações para rezar, eram anteriormente destinados apenas aos religiosos.
Como ocorrem as Laudes?
As laudes são iniciadas com o versículo: “Vinde ó Deus, em meu auxílio, socorrei-me sem demora”, seguido do “Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre, amém”… e com o Aleluia (omite-se na Quaresma). No entanto, é possível também iniciar com o Invitatório.
Em seguida, é rezado o hino que correspondente ao dia. Há também os salmos que auxiliam no louvor e na oração de gratidão a Deus por tudo o que Ele faz e permite em nossas vidas.
Outras partes são a leitura breve, composta de alguns versículos das Sagradas escrituras, depois o canto evangélico, preces, pai-nosso e oração conclusiva.
Diversas livrarias comercializam os breviários que contém as orações da Liturgia das Horas, mas você pode encontrar também aplicativos e sites que disponibilizam.
Fonte: comshalom
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Por que um Papa viaja?
Diante da 1ª viagem apostólica do Papa Leão XIV, entenda por que é importante que o Santo Padre faça viagens e encontros com líderes mundiais e fiéis de todo mundo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.