Uma oração para um santo alcança a Deus. Rezar para um santo é rezar para Deus! Por isso, a Igreja orienta pedir a intercessão dos santos, que com seu poder e ajuda podem “obter benefícios de Deus através de Seu Filho, Jesus Cristo, que é nosso Redentor e Salvador” (cf. Lumen Gentium, 50).
É na oração para um santo, que viveu a natureza humana e se tornou sinal do Reino de Deus, que podemos pedir que eles nos orientem no bom caminho, que nos ajudem a sermos melhores e a viver com mais fé.
Também na história dos santos, vemos que muitos escreveram orações a outros santos. Um deles foi Santo Afonso Maria de Ligório que tinha uma devoção muito particular a São José.
:: Por que pedir a intercessão dos santos?
Santo Afonso tinha tanto apreço pelo Pai adotivo de Jesus que durante um tempo de sua vida, ele assinava suas cartas com o nome de José. Isso nos conta o Irmão André Luiz de Oliveira, missionário redentorista.
Irmão André selecionou então, dos escritos de Santo Afonso, especialmente as “Meditações para todos os Dias e Festas do Ano”, três orações que ele fazia a São José.
Santo Afonso, sendo um mestre da oração, pode nos dar muitas pistas de como São José pode ser nosso modelo e inspiração neste ano.
Reze abaixo essas três orações!
:: Afonso de Ligório: Mestre da Oração e da Misericórdia
Advogado e protetor
“Meu Santo Protetor, justo é que vossa morte tenha sido santa, porque foi santa toda a vossa vida. Quanto a mim, com razão devia esperar uma morte infeliz, visto que a mereci pela minha vida desregrada. Mas se vós me defenderdes, não serei condenado. Não só tendes sido grande amigo de meu Juiz, mas, além disso, seu guarda e seu aio (escudeiro). Se vós me recomendardes a Jesus, ele não me poderá condenar. Meu Santo Patriarca, eu vos elejo, depois de Maria, por meu principal advogado e protetor. Prometo-vos, honrar-vos cada dia em toda a vida que me resta com algum obséquio especial, pondo-me debaixo da vossa proteção. Sou indigno do favor que vos peço, mas pelo amor que tendes a Jesus e Maria, aceitai-me por vosso servo perpétuo. Pela doce companhia que Jesus e Maria vos prestaram na morte, protegei-me particularmente na hora da minha morte, a fim de que, morrendo assistido por vós, por Jesus e por Maria, possa ir um dia agradecer-vos no paraíso”.
Dai-me lágrimas
“Meu santo Patriarca, chorastes por haver perdido a Jesus; mas vós sempre o amastes e ele sempre vos amou, e vos amou a ponto de vos escolher por seu pai nutrício e o guarda de sua vida. Deixai que eu chore, que por amor às criaturas e para satisfazer a meus caprichos, abandonei e perdi muitas vezes a meu Deus, pelo desprezo da graça divina. Ah, meu amado santo, pelos méritos da aflição que sofrestes na perda de Jesus, dai-me lágrimas para chorar sempre as injúrias feitas a meu Senhor. E pela alegria que vos causou depois o encontro no templo, alcançai-me que eu torne a achá-lo, morando em minha alma pela graça, e nunca mais o perca”.
Coração puro
“Sim, glorioso São José, pai e protetor das virgens, guarda fiel, a quem Deus confiou Jesus, a mesma inocência, e Maria, a virgem das virgens, eu vos peço e conjuro por Jesus e Maria, este duplo depósito a vós tão caro, com vosso eficaz auxílio dai-me conservar meu coração isento de toda mancha, e que, puro e casto, sirva constantemente a Jesus e Maria em perfeita castidade. E vós, ó, Mãe de Deus e minha Mãe Maria, pela santa humildade e obediência com que executastes tudo que vosso santo Esposo José vos pedia, alcançai-me de Deus a graça da santa humildade e da perfeita obediência a seus preceitos divinos”.
.:: Como São José pode inspirar famílias e pais?
O Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e seu santuário
Há quase 160 anos o Papa Pio IX confiou o ícone milagroso ao então superior geral da Congregação Redentorista, Pe. Nicolau Mauron. Saiba mais!
Pe. Francisco de Mendes Peixoto, C.Ss.R., morre aos 97 anos
Em 75 anos de vida religiosa, missionário redentorista ficou marcado por seu trabalho na formação e como arquivista provincial. Saiba mais!
Vozes da Missão traz reflexão sobre o sacramento do matrimônio
Pe. Jorge Américo, C.Ss.R., é o convidado de uma conversa cheia de espiritualidade, história e amor fiel – em todas as suas formas. Confira!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...