Notícias

3 orações de Santo Afonso para você rezar a São José

Fundador da Congregação Redentorista tinha uma devoção muito particular ao Padroeiro das famílias

Escrito por Elisangela Cavalheiro

19 MAR 2024 - 09H15 (Atualizada em 19 MAR 2024 - 10H49)

Shutterstock

Uma oração para um santo alcança a Deus. Rezar para um santo é rezar para Deus! Por isso, a Igreja orienta pedir a intercessão dos santos, que com seu poder e ajuda podem “obter benefícios de Deus através de Seu Filho, Jesus Cristo, que é nosso Redentor e Salvador” (cf. Lumen Gentium, 50). 

É na oração para um santo, que viveu a natureza humana e se tornou sinal do Reino de Deus, que podemos pedir que eles nos orientem no bom caminho, que nos ajudem a sermos melhores e a viver com mais fé. 

Também na história dos santos, vemos que muitos escreveram orações a outros santos. Um deles foi Santo Afonso Maria de Ligório que tinha uma devoção muito particular a São José

:: Por que pedir a intercessão dos santos?

Santo Afonso tinha tanto apreço pelo Pai adotivo de Jesus que durante um tempo de sua vida, ele assinava suas cartas com o nome de José. Isso nos conta o Irmão André Luiz de Oliveira, missionário redentorista. 

Irmão André selecionou então, dos escritos de Santo Afonso, especialmente as “Meditações para todos os Dias e Festas do Ano”, três orações que ele fazia a São José. 

Santo Afonso, sendo um mestre da oração, pode nos dar muitas pistas de como São José pode ser nosso modelo e inspiração neste ano. 

Reze abaixo essas três orações!

:: Afonso de Ligório: Mestre da Oração e da Misericórdia

Advogado e protetor

“Meu Santo Protetor, justo é que vossa morte tenha sido santa, porque foi santa toda a vossa vida. Quanto a mim, com razão devia esperar uma morte infeliz, visto que a mereci pela minha vida desregrada. Mas se vós me defenderdes, não serei condenado. Não só tendes sido grande amigo de meu Juiz, mas, além disso, seu guarda e seu aio (escudeiro). Se vós me recomendardes a Jesus, ele não me poderá condenar. Meu Santo Patriarca, eu vos elejo, depois de Maria, por meu principal advogado e protetor. Prometo-vos, honrar-vos cada dia em toda a vida que me resta com algum obséquio especial, pondo-me debaixo da vossa proteção. Sou indigno do favor que vos peço, mas pelo amor que tendes a Jesus e Maria, aceitai-me por vosso servo perpétuo. Pela doce companhia que Jesus e Maria vos prestaram na morte, protegei-me particularmente na hora da minha morte, a fim de que, morrendo assistido por vós, por Jesus e por Maria, possa ir um dia agradecer-vos no paraíso”.

Dai-me lágrimas

“Meu santo Patriarca, chorastes por haver perdido a Jesus; mas vós sempre o amastes e ele sempre vos amou, e vos amou a ponto de vos escolher por seu pai nutrício e o guarda de sua vida. Deixai que eu chore, que por amor às criaturas e para satisfazer a meus caprichos, abandonei e perdi muitas vezes a meu Deus, pelo desprezo da graça divina. Ah, meu amado santo, pelos méritos da aflição que sofrestes na perda de Jesus, dai-me lágrimas para chorar sempre as injúrias feitas a meu Senhor. E pela alegria que vos causou depois o encontro no templo, alcançai-me que eu torne a achá-lo, morando em minha alma pela graça, e nunca mais o perca”. 

Coração puro 

“Sim, glorioso São José, pai e protetor das virgens, guarda fiel, a quem Deus confiou Jesus, a mesma inocência, e Maria, a virgem das virgens, eu vos peço e conjuro por Jesus e Maria, este duplo depósito a vós tão caro, com vosso eficaz auxílio dai-me conservar meu coração isento de toda mancha, e que, puro e casto, sirva constantemente a Jesus e Maria em perfeita castidade. E vós, ó, Mãe de Deus e minha Mãe Maria, pela santa humildade e obediência com que executastes tudo que vosso santo Esposo José vos pedia, alcançai-me de Deus a graça da santa humildade e da perfeita obediência a seus preceitos divinos”. 

.:: Como São José pode inspirar famílias e pais? 


Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...