Vem aí a 18ª Romaria do
Terço dos Homens

FALTA POUCO!

Dias:
:
Horas:
:
Min:
:
Seg:

18ª Romaria do Terço dos Homens

Formação

Saiba quais são os sete sacramentos da Igreja Católica

Escrito por Giovana Marques

03 FEV 2026 - 15H59 (Atualizada em 04 FEV 2026 - 09H32)

Santuário Diocesano São José

Os sacramentos da Igreja Católica permeiam toda a vida do fiel: desde o nascimento, formação, cura até a missão ou vocação. Eles foram instituídos por Cristo e são sete: o Batismo, a Confirmação, a Eucaristia, a Penitência, a Unção dos Enfermos, a Ordem e o Matrimônio.

Vivê-los é fundamental para que as etapas da vida sejam marcadas pela presença divina. O Catecismo da Igreja Católica, no parágrafo 1211, subdivide-os em: sacramentos da “iniciação cristã”, sacramentos de cura e, por fim, os que estão ao serviço da comunhão e da vocação dos fiéis.

Assim, podemos entendê-los como um organismo no qual cada um tem sua importância. Contudo, um deles é considerado o “sacramento dos sacramentos”, pois ordena todos os demais para o encontro com Cristo: a Eucaristia.

Tendo passado deste mundo para o Pai, Cristo deixou-nos na Eucaristia o penhor da glória junto d'Ele: a participação no santo sacrifício identifica-nos com o seu coração, sustenta as nossas forças ao longo da peregrinação desta vida, faz-nos desejar a vida eterna e desde já nos une à Igreja do céu, à Santíssima Virgem e a todos os santos. (CIC 1419)

Os sete Sacramentos da Igreja Católica explicados

O A12 possui muitos conteúdos de formação da fé e a doutrina e, a seguir você consegue tirar suas dúvidas acerca de cada um dos sete sacramentos:

Os sacramentos da iniciação cristã

tire suas dúvidas sobre o Batismo;
tire suas dúvidas sobre a Confirmação ou Crisma;
tire suas dúvidas sobre a Eucaristia;

Os sacramentos de cura

tire suas dúvidas sobre a Confissão;
tire suas dúvidas sobre a Unção dos Enfermos;

Os sacramentos de missão

tire suas dúvidas sobre a Ordem;
tire suas dúvidas sobre o Matrimônio;

“O Senhor está próximo” (Fl 4,5)

O Papa Bento XVI, reconhecido como um grande mestre da catequese, ensinou em uma Audiência Geral durante o seu pontificado, que por meio da Palavra de Deus e dos Sacramentos o Senhor se torna próximo em toda nossa vida.

Portanto, todo católico estabelece essa união com Jesus por meio dos sacramentos. Mas, o Papa emérito ainda exortou os fiéis a rezar a fim de “podermos ser cada vez mais sensibilizados no íntimo do nosso ser por esta sua proximidade, para que nasça a alegria, aquela que brota quando Jesus está realmente próximo”.

add_box Você sabe as 43 verdades de fé da Igreja Católica?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Giovana Marques, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...