Certa vez, um sitiante foi pedir ajuda a um sábio. Ele disse: “Está me acontecendo uma coisa horrível. Meu boi morreu e eu não tenho outro boi para puxar o arado. Esta foi a pior coisa que poderia me acontecer”. O sábio respondeu: “Talvez sim, talvez não”.
O homem voltou para casa e disse para os seus e para os vizinhos: “O sábio ficou caduco. Está tão claro que isto foi a pior coisa que aconteceu comigo, e ele fala desse jeito”.
No dia seguinte, como não tinha o boi, ele teve a ideia de amarrar o seu cavalo no arado. Foi muito melhor. Ele então comentou: “Que felicidade! Foi um mal que veio para o bem”.
Mas, um tempo depois, aconteceu outra tragédia, e ele voltou ao sábio. “Agora”, disse ele; “o senhor há de concordar que foi a pior coisa que me aconteceu: Meu filho estava andando a cavalo, caiu e quebrou a perna. Assim ele não pode mais me ajudar”. O sábio respondeu: “Talvez sim, talvez não”.
O sitiante ficou decepcionado e disse, depois, para a família: “Coitado desse sábio, caducou mesmo. Não sabe mais aconselhar. Claro que esta foi a pior coisa que me poderia ter acontecido!”
Passados alguns dias, chegaram tropas no vilarejo para levar todos os rapazes para uma guerra que tinha estourado. O filho do sitiante foi dispensado porque estava com a perna quebrada. O sitiante então, mais uma vez, entendeu que nem sempre o que ele pensa ser o pior, é realmente.
De fato, é assim. Quando menos esperamos, os fatos mudam de percurso. Nós não sabemos direito o que é melhor e o que é pior; de repente as coisas se invertem e o que considerávamos ruim se torna bom e vice-versa.
Ninguém conhece o futuro. Mas Deus o conhece, e é poderoso, tem condições de nos proteger, transformando o mal em bem.
“Se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte” (Jo 8,51). Guardar a Palavra de Jesus, na prática, é obedecer aos mandamentos, tanto de Deus como da Igreja. E entre os mandamentos está o zelo e a proteção da vida.
Que Maria Santíssima nos ajude a escolher sempre a vida, colocando-a em primeiro lugar.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.