Por Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R (in memoriam) Em Histórias de Vida

Talvez sim, talvez não

Certa vez, um sitiante foi pedir ajuda a um sábio. Ele disse: “Está me acontecendo uma coisa horrível. Meu boi morreu e eu não tenho outro boi para puxar o arado. Esta foi a pior coisa que poderia me acontecer”. O sábio respondeu: “Talvez sim, talvez não”.

 

O homem voltou para casa e disse para os seus e para os vizinhos: “O sábio ficou caduco. Está tão claro que isto foi a pior coisa que aconteceu comigo, e ele fala desse jeito”.

 

No dia seguinte, como não tinha o boi, ele teve a ideia de amarrar o seu cavalo no arado. Foi muito melhor. Ele então comentou: “Que felicidade! Foi um mal que veio para o bem”.

 

Mas, um tempo depois, aconteceu outra tragédia, e ele voltou ao sábio. “Agora”, disse ele; “o senhor há de concordar que foi a pior coisa que me aconteceu: Meu filho estava andando a cavalo, caiu e quebrou a perna. Assim ele não pode mais me ajudar”. O sábio respondeu: “Talvez sim, talvez não”.

 

O sitiante ficou decepcionado e disse, depois, para a família: “Coitado desse sábio, caducou mesmo. Não sabe mais aconselhar. Claro que esta foi a pior coisa que me poderia ter acontecido!”

 

Passados alguns dias, chegaram tropas no vilarejo para levar todos os rapazes para uma guerra que tinha estourado. O filho do sitiante foi dispensado porque estava com a perna quebrada. O sitiante então, mais uma vez, entendeu que nem sempre o que ele pensa ser o pior, é realmente.

 

De fato, é assim. Quando menos esperamos, os fatos mudam de percurso. Nós não sabemos direito o que é melhor e o que é pior; de repente as coisas se invertem e o que considerávamos ruim se torna bom e vice-versa.

 

Ninguém conhece o futuro. Mas Deus o conhece, e é poderoso, tem condições de nos proteger, transformando o mal em bem.

 

“Se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte” (Jo 8,51). Guardar a Palavra de Jesus, na prática, é obedecer aos mandamentos, tanto de Deus como da Igreja. E entre os mandamentos está o zelo e a proteção da vida.

 

Que Maria Santíssima nos ajude a escolher sempre a vida, colocando-a em primeiro lugar.

 

Escrito por:
Padre Antônio Queiróz dos Santos (Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R)
Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R (in memoriam)

Missionário redentorista, recolheu ao longo de seu ministério centenas de histórias que falam de forma simples e popular da fé e das realidades do povo de Deus.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Queiróz, C.Ss.R., em Histórias de Vida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...