Igreja

6 fatos sobre o Beato Papa Pio IX que você deveria saber

Escrito por Letícia Dias

07 FEV 2024 - 11H08 (Atualizada em 07 FEV 2024 - 12H12)

Reprodução/ wikimedia

A Igreja celebra neste dia 07 de fevereiro o Beato Papa Pio IX, italiano e o 255º Papa da Igreja. Seu pontificado se prolongou entre os anos de 1846 a 1878. Pio IX foi beatificado pelo então Papa João Paulo II, no dia 07 de setembro de 2000. Leia MaisIgreja Católica consagrou beatos e veneráveis em 2023Conheça santos e beatos negros na história da Igreja Católica

Confira algumas curiosidades sobre o Beato:

1. Proclamou o Dogma da Imaculada Conceição

No ano de 1854 o Beato Pio IX proclamou o Dogma da Imaculada Conceição, que afirma a concepção da Virgem Maria sem o pecado original. Anteriormente, nunca havia sido proclamado um dogma sem a convocação de concílio para a tomada de decisão.

2. Teve um longo pontificado 

Pio IX possui um dos pontificados mais duradouros ao longo da história da Igreja: 31 anos, 7 meses e 23 dias. Assumiu o papado no dia 16 de junho de 1846 e permaneceu até a sua morte, em 7 de fevereiro de 1878.

3. Excomungou Líderes Políticos Italianos

No período no qual ocorreram divergências entre a Igreja e os movimentos nacionalistas italianos, Pio IX excomungou líderes italianos, como Giuseppe Garibaldi, por causa de suas práticas contrárias ao que pensava a Santa Igreja.

Reprodução/ Wikimedia
Reprodução/ Wikimedia
Tumba do Beato Papa Pio IX


4. Prisioneiro no Vaticano

No ano de 1870 ocorreu a unificação da Itália. Com isso, Pio IX não quis reconhecer como legítimo o novo governo italiano. Dessa forma, considerou a si mesmo como um prisioneiro no Vaticano, optando por não sair de lá até sua morte, em 1878.

5. Proclamou São José como patrono da Igreja

No dia 8 de dezembro de 1870, o Papa Pio IX publicou um decreto no qual proclamou São José como patrono da Igreja Católica.

6. Instituiu a Festa Preciosíssimo Sangue de Cristo

O Papa Pio IX institui a Festa do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, no ano de 1849.

A princípio a festa era celebrada no primeiro domingo do mês de julho. Anos depois, com o passar do Concílio Vaticano II, o Corpo e Sangue de Nosso senhor começou a ser celebrado na Solenidade de Corpus Christi.

Fonte: ACI Digital

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...