Inspirada na Encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco, a Campanha da Fraternidade (CF) deste ano tem como tema: “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt. 23, 8).
Dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da CNBB e bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília, disse que o tema e o lema da iniciativa refletem a preocupação do episcopado brasileiro em aprofundar a fraternidade como contraponto ao processo de divisão, ódio, guerras e indiferença que tem marcado a sociedade brasileira e o mundo.
Em artigo publicado no site Vatican News, Dom Roberto Francisco Ferreira Paz, bispo Diocesano de Campos (RJ) ensina passos de como praticar a amizade social em nossas famílias e círculos de amizades.
“Neste tempo de Quaresma é muito inspirador fazer uma faxina espiritual de reconciliação nas famílias que, por razões sociais e políticas, ou mesmo pela violência doméstica em suas múltiplas fases, precisam de um processo de cura e de perdão”.
Para o bispo, a família é por constituição e DNA divino, a formação social fundamental para gerar e formar a pessoa humana, única instituição verdadeiramente necessária e insubstituível. Dom Roberto salienta que temas importantes para o convívio social como o esporte (futebol), a política, especialmente a de viés partidária, e questões polêmicas de cunho antropológico tem muitas vezes por falta de cordialidade e prudência, acirrado os ânimos, dividindo e separando as famílias.
“É importante tornar a família escola de comunhão, perdão e reconciliação, priorizando as pessoas que devem ser amadas e acolhidas incondicionalmente, e sempre separar as falas e os atos das intenções e da dignidade e valor precioso de cada integrante da família”.

A prática da amizade social propicia e promove um ambiente de paz, de aceitação e compreensão de cada integrante da família, reconhecendo sua singularidade e identidade própria. Aprender a inteligência espiritual e emocional, destacando sempre a bondade do coração e a imagem divina que levamos impressa na nossa alma.
Dom Roberto aconselha as famílias a sempre buscarem a paz
O bispo relata que vivenciar plenamente a ternura, a alegria e o bom humor tornam a convivência familiar leve, desanuviada e agradável. Colocar a família em primeiro lugar assumindo agenda de encontros, passeios e visitas, para celebrar a alegria e felicidade de ser e de se ter uma família. Outro conselho é domesticar os aparelhos eletrônicos, não permitindo a sua interferência nas refeições e momentos de partilha e diálogo, desligando o celular e submetendo-o a sua real importância.
“Educar determinadamente para a justiça, colaboração e a corresponsabilidade, pois a corrupção ao igual que a amizade e solicitude social também começam em casa. Se tentarmos com esperança despertar para a vocação e chamado do Pai na família que nos deu como grandiosa dádiva, teremos certamente uma sociedade mais convergente, fraterna e justa. Deus seja louvado!”, disse Dom Roberto Ferreira.
.:: Como viver a fraternidade nos dias de hoje?
Fonte: Vatican News
10 temas para preparar as crianças para a catequese em 2026
Listamos temas importantes que introduzem as crianças para a catequese. Saiba assuntos importantes da fé que podem ser ensinados ainda em casa pelos pais.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.