A Igreja Católica segue como a instituição que mais inspira confiança entre os brasileiros. De acordo com levantamento da Quaest, 73% da população afirmam acreditar na missão da Igreja, um índice que supera o de entidades políticas, governamentais e civis.
A força desse dado está na presença constante da Igreja no território nacional. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) liberou os seguintes dados: são 12.618 paróquias, organizadas em 280 dioceses, arquidioceses e prelazias. Sob a responsabilidade de mais de 490 bispos, 22 mil padres, 6 mil diáconos e milhares de religiosos e religiosas, a ação pastoral chega a comunidades urbanas, rurais e às regiões mais distantes do país.
Segundo a CNBB, a vitalidade da fé no Brasil é sustentada também por mais de 122 mil missionários e 120 mil catequistas que colaboram na formação cristã de crianças, jovens e adultos.
“Vemos com alegria que nossa Igreja possui por toda parte grupos com intensa vida de oração, os quais dão expressão concreta à sua fé e impulsionando-os à prática da caridade”, destacaram os bispos em mensagem ao final da 61ª Assembleia Geral.
Essa confiança se explica também pela identidade da Igreja pós-Concílio Vaticano II. Documentos como a Lumen Gentium e a Gaudium et Spes ressaltam a Igreja como “Povo de Deus” e “sacramento do Reino”, chamada a dialogar com a sociedade, promover a justiça e testemunhar a esperança diante dos desafios do tempo presente.
Para o Pe. Ferdinando Mancílio, C.Ss.R., prefeito de Igreja do Santuário Nacional, os resultados da pesquisa confirmam esse compromisso.
“O resultado é muito importante sem dúvida nenhuma. O que é que precisamos distinguir? A Igreja enquanto uma instituição dentro da sociedade […] e também a igreja povo de Deus, como define o Concílio Vaticano II. São duas dimensões da mesma realidade da igreja como o sacramento do reino”.
O sacerdote lembra ainda que a Igreja, mesmo marcada por fragilidades humanas, mantém sua missão essencial: “Portanto, o resultado desta pesquisa é extremamente significativa porque vem mostrar que a igreja, desse lado, mesmo tendo esse lado humano com toda a sua fragilidade, ela continua levando adiante verdadeiramente a sua missão de ser sacramento do reino de Deus e cumprindo o que Jesus falou ‘Ide pelo mundo e anunciai o Evangelho’”.
:: Esperança e incertezas: A confiança cristã
Fonte: CNBB
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.