A Igreja Católica segue como a instituição que mais inspira confiança entre os brasileiros. De acordo com levantamento da Quaest, 73% da população afirmam acreditar na missão da Igreja, um índice que supera o de entidades políticas, governamentais e civis.
A força desse dado está na presença constante da Igreja no território nacional. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) liberou os seguintes dados: são 12.618 paróquias, organizadas em 280 dioceses, arquidioceses e prelazias. Sob a responsabilidade de mais de 490 bispos, 22 mil padres, 6 mil diáconos e milhares de religiosos e religiosas, a ação pastoral chega a comunidades urbanas, rurais e às regiões mais distantes do país.
Segundo a CNBB, a vitalidade da fé no Brasil é sustentada também por mais de 122 mil missionários e 120 mil catequistas que colaboram na formação cristã de crianças, jovens e adultos.
“Vemos com alegria que nossa Igreja possui por toda parte grupos com intensa vida de oração, os quais dão expressão concreta à sua fé e impulsionando-os à prática da caridade”, destacaram os bispos em mensagem ao final da 61ª Assembleia Geral.
Essa confiança se explica também pela identidade da Igreja pós-Concílio Vaticano II. Documentos como a Lumen Gentium e a Gaudium et Spes ressaltam a Igreja como “Povo de Deus” e “sacramento do Reino”, chamada a dialogar com a sociedade, promover a justiça e testemunhar a esperança diante dos desafios do tempo presente.
Para o Pe. Ferdinando Mancílio, C.Ss.R., prefeito de Igreja do Santuário Nacional, os resultados da pesquisa confirmam esse compromisso.
“O resultado é muito importante sem dúvida nenhuma. O que é que precisamos distinguir? A Igreja enquanto uma instituição dentro da sociedade […] e também a igreja povo de Deus, como define o Concílio Vaticano II. São duas dimensões da mesma realidade da igreja como o sacramento do reino”.
O sacerdote lembra ainda que a Igreja, mesmo marcada por fragilidades humanas, mantém sua missão essencial: “Portanto, o resultado desta pesquisa é extremamente significativa porque vem mostrar que a igreja, desse lado, mesmo tendo esse lado humano com toda a sua fragilidade, ela continua levando adiante verdadeiramente a sua missão de ser sacramento do reino de Deus e cumprindo o que Jesus falou ‘Ide pelo mundo e anunciai o Evangelho’”.
:: Esperança e incertezas: A confiança cristã
Fonte: CNBB
Proclamar a Palavra na Missa: o que todo leitor precisa saber
O ministério do leitor exige oração, preparação e boa proclamação para tornar a Palavra de Deus viva e compreensível à assembleia.
Igreja recorda o Dia Mundial dos Pobres com apelo à Solidariedade
Dia Mundial dos Pobres destaca esperança, justiça e compromisso com os mais vulneráveis, reforçando o chamado da Igreja à solidariedade e à responsabilidade social.
Papa faz apelo para uso digital da Bíblia
Leão XIV incentiva a difusão da Palavra de Deus em ambientes digitais. O A12 sugere duas maneiras para acessar a Bíblia disponível na palma da sua mão.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.