Igreja

A igreja como instituição social: a missão da Igreja é fazer o que o governo deixa de fazer?

Júlio Egrejas (Arquivo Pessoal)

Escrito por Júlio Egrejas

25 OUT 2021 - 09H50 (Atualizada em 25 OUT 2021 - 10H33)

Reprodução: YouTube Portal A12 padre julio lancellotti 2 (Reprodução: YouTube Portal A12)

Definitivamente, a missão social da Igreja não é fazer o que os governos deixam, ou então não podem fazer. Não se trata disso.

A missão social da Igreja brota do âmago mais profundo da sua identidade apostólica e é consequência natural da sua vocação divina de levar o Evangelho a todas as realidades do mundo. Fundada por Cristo, a Igreja é o Seu Corpo e prolonga no tempo a Sua ação de amor, de ensinamento do bem, de profecia dos tempos vindouros, de revelação da verdade de Deus e de reconciliação dos homens e dos povos.

Não se trata, como dizíamos, de uma questão estratégica ou de posicionamento político, ou seja, de fazer o que outros não fazem, de suprir ou substituir outras entidades nas suas responsabilidades não assumidas. Mesmo que na prática, eventualmente, a Igreja tenha, ao longo da história, assumido responsabilidades que originalmente eram de outros órgãos ou pessoas, esta não é razão primária que a move a realizar a sua missão cristã no mundo, especialmente no que se refere aos aspectos sociais.

Reprodução: YouTube Portal A12
Reprodução: YouTube Portal A12
As diversas ações sociais promovidas pela Igreja, como no caso da obra do Pe. Júlio Lancellotti (foto) são, em primeiro lugar, uma concretização do Evangelho e do mandamento do amor deixado por Cristo


Para entender tudo isso, é bem importante familiarizar-se com a Doutrina Social da Igreja. Em documentos do Magistério, como também nos de muitos teólogos e pensadores cristãos, encontramos esta Doutrina, que brota, na sua origem primeira e fundamental, dos Evangelhos, do ensinamento de Jesus. Os diversos colégios, escolas, orfanatos, hospitais, casas para idosos, enfermarias, universidades etc., são, em primeiro lugar, uma concretização do Evangelho e do mandamento do amor deixado por Cristo.

Leia MaisEu vi Jesus nas ruas Isso não impede que a Igreja colabore com instituições governamentais e do terceiro setor, na missão de levar a reconciliação aos povos e a convivência social. Muito pelo contrário, esta colaboração é muito bem-vinda e, em diversos países, acontece com excelentes frutos e benefícios às populações mais vulneráveis.

Porém, como dizíamos acima, é preciso evitar ideias que nos façam pensar que a missão da Igreja obedece a critérios de posicionamento mundano, de localização ou suplência de outras entidades.

Finalmente, observemos o nosso título, colocado aqui de maneira proposital, pois contêm um leve equívoco, que pode ser fatal: A Igreja NÃO é uma instituição social. A Igreja tem uma identidade divina em Cristo e uma missão que recebeu de seu Senhor. É esta missão que pode e deve iluminar e transformar a vida social humana.

Esta missão vai a todos os cantos e esquinas do mundo, e chega a todos os níveis da vida humana, entre elas a convivência social dos homens, que também deve ser iluminada pela luz do Evangelho e que, naquilo que está em contradição com a verdade de Deus, deve ser mudada e transformada para que seja autenticamente humana, segundo o Plano de Deus.

Escrito por
Júlio Egrejas (Arquivo Pessoal)
Júlio Egrejas

Júlio Egrejas nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 1975, é membro do Sodalício de Vida Cristã desde 1993. Desde 2012 mora em Petrópolis, e participa do Movimento de Vida Cristã, onde realiza diversos serviços de evangelização e formação Cristã, com destaque para o Curso Católico de Oração e Espiritualidade. Atualmente está terminando a dissertação em vistas ao Mestrado em Direito Canônico.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.