Igreja

A igreja é uma grande influencer nas redes sociais?

Uma breve análise sobre o documentário “O Dilema das redes sociais” e a presença da Igreja Católica nas mídias

Luana Correa (A12) (Reprodução/ Arquivo pessoal)

Escrito por Luana Corrêa

24 JAN 2022 - 09H56 (Atualizada em 24 JAN 2022 - 11H13)

Você já assistiu o documentário “O Dilema nas redes sociais”, com Tristan Harris? Se sim, ótimo! Continue lendo. Se não, CUIDADO: contém spoilers!

O documentário lançado na Netflix não foi o primeiro a criticar o uso excessivo de redes sociais pela sociedade atual, mas conseguiu grande audiência, além de reunir grandes nomes do Vale do Silício. De forma muito simplificada, a obra relata alguns pontos de atenção que nós, usuários de rede sociais, não estamos percebendo, mas estão acontecendo.

Por exemplo:

Produto e comercialização: "Quando não se paga pelo produto, você é o produto."

Manipulação: "Vivemos em 'bolhas' onde, em nossas redes sociais, a maior parte das pessoas concorda conosco." arrow_forward Entenda melhor neste vídeo.

Vício: Exploração da vulnerabilidade humana. Busca incansável pela conexão com pessoas e excesso de dopamina arrow_forward Saiba mais sobre isso, clicando aqui

E qual a ligação disso tudo com o título desse artigo?

O ponto está em olhar para esses pontos de atenção e pensar como assuntos como esse, que parecem inofensivos, podem impactar nossa sociedade.

O documentário fala principalmente dos pontos negativos. Todos sabemos que não existem somente coisas ruins nas redes sociais. Do contrário não passaríamos tantas horas consumindo, certo?

Mas e os conteúdos ligados à nossa catequese, aos ensinamentos da Bíblia, aos passos de Jesus, o conteúdo que é especialidade da Igreja e que conta com o povo de Deus para disseminar?

Leia MaisFaz parte de uma Pascom e se interessa por marketing digital?Você acredita que a Igreja é uma grande influencer nas redes sociais? Ou que podemos fazer mais, que podemos falar sobre cuidados, sobre tempo de qualidade, sobre como selecionar um bom conteúdo?

O que significa ser um “influencer” atualmente está muito ligado a consumo e modismos. 

E é dessa forma, com que por um espelho na nossa sociedade, que quem é “influencer” só é pelo fato de ter audiência, seguidores e curtidas, ações que são feitas por nós, que usamos as redes sociais. Um ciclo que merece ser repensado e discutido: 

Tais ações estão mudando nosso comportamento para o bem ou para o mal?

shutterstock
shutterstock

A Igreja Católica tem grande influência em toda a sociedade. A presença do Papa Francisco nas redes sociais comprova que a influência não tem barreiras entre gerações, e sim, aderência. A provocação aqui é:

O que é que você, como catequista, como membro da Igreja e/ou pastoral, como pároco, como missionário, está fazendo para mostrar à sociedade que existe influência digital saudável, e que podemos equilibrar o uso de mídias sociais em nossas vidas?

Dados interessantes do cenário atual:

.:: DIGITAL 2021: Os mais recente 'insights' sobre o mundo digital

Saúde mental:

.:: Mindminers: Redes Sociais e Saúde Mental

Filmes e documentários interessantes na mesma temática:

.:: Rede de Ódio (Netflix)

.:: Black Mirror (Netflix)

.:: Nerve (Netflix)

.:: Privacidade Hackeada (Netflix)

Escrito por
Luana Correa (A12) (Reprodução/ Arquivo pessoal)
Luana Corrêa

Especialista em Marketing Digital e projetos digitais, sócia na startup de consultoria em marketing digital Elleva, atuo na área digital há 10 anos, passando por criação de conteúdo, gerenciamento de redes sociais, elaboração de projetos e estratégias digitais. Formada em comunicação social com habilitação em jornalismo pela UNIFATEA e com especializações em jornalismo on-line, marketing digital e mídias sociais pela FUNVIC e liderança organizacional pela Franklin Covey.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...