Igreja

Qual o significado da Quinta-feira Santa?

Nesta data a Igreja recorda a última ceia de Jesus, quando jantou com os seus apóstolos antes de ser crucificado e morto

Escrito por A12

11 ABR 2017 - 07H00 (Atualizada em 14 ABR 2022 - 08H04)

Na Quinta-feira Santa inicia-se o ‘Tríduo Pascal’, onde celebramos a instituição do Sacramento da Eucaristia, seguida da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Nesta data, a Igreja recorda a última ceia de Jesus, quando jantou com os seus apóstolos antes de ser crucificado e morto.

Para entender mais sobre esse momento da liturgia da Igreja, o Missionário Redentorista padre Rodrigo Arnoso explica a importância das celebrações:

“Nesta noite, como comunidade de fé, celebramos a instituição do ministério sacerdotal, a instituição do Mandamento do Amor e da Eucaristia, alimento necessário para bem vivermos a nossa vida e experiência cristã”.

A celebração da Missa de Lava-pés encerra o período Quaresmal, tempo de penitência, oração e conversão, que se inicia na Quarta-feira de Cinzas. O período faz memória aos 40 dias que Jesus passou no deserto.

“Nesta noite, após a celebração, nós levamos o Santíssimo para uma capela diferente daquela capela do Santíssimo em nossas comunidades, e ali a comunidade se coloca em vigília diante do Senhor, que deixou esse grande exemplo de amor; que se fez alimento para vivermos bem nossa vocação de discípulos e missionários, homens e mulheres dispostos a servir nas coisas do reino de Deus”.

Thiago Leon
Thiago Leon


Na Última Ceia, Jesus preparou os apóstolos para celebrar a Eucaristia e manter a missão, que é a missão dos padres, bispos e demais homens preparados pela Igreja: “Façam isto em memória de mim”.

Tríduo Pascal

A Semana Santa tem início com o Domingo de Ramos, que representa a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Esta é a Semana mais importante para a Igreja Católica.

Após a missa da Quinta-feira Santa, lembramos os três momentos mais importantes da Páscoa: a Paixão, a Morte e a ressurreição de Cristo.

Leia MaisQuais santos podem nos ajudar a vivenciar a Semana Santa?



2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.