Por Pe. Evaldo César Souza, C.Ss.R Em Igreja

Anjos e homens

anjos, anjo

Não somos anjos. Anjos são criaturas do céu, zelosas em adorar o Senhor e responsáveis por transmitir a nós, humanos, muitos dos desejos de Deus. São mensageiros por excelência. Basta recordar Gabriel, que possivelmente foi responsável pela mais bela mensagem que Deus um dia transmitiu a humanidade – foi ele, o arcanjo Gabriel, o porta-voz de Deus anunciando a Maria que ela seria a arca sagrada na qual repousaria o Espírito do Senhor, fecundando-a verdadeiramente com o verbo eterno e a tornando, entre todas as mulheres, a mais santa, por portar em si o Filho Único de Deus, Jesus Cristo. Anjos são companheiros, guardas, protetores… mas nós não somos anjos, somos homens e mulheres, criados a semelhança de Deus e convocados a ser, nesse mundo, de fato semelhantes a Ele, o eterno. Entre nós e os anjos existem a diferença da liberdade – nós podemos decidir o que queremos, o rumo a tomar, os caminhos a seguir… isso nos torna mais fortes e mais fracos que os anjos… pois o exercício da liberdade é grandioso, e não é brincadeira. Aprouve a Deus criar tudo, homens e anjos, terra e céu… a cada um foi dada uma vocação, uma missão, um projeto a ser cumprido. Quem é humano, e tenta ser anjo, num esforço inalcançavel de pureza absoluta, certamente estará fadado ao fracasso.

Quem se aceita humano, limitado, fraco, mas capaz de santificar-se em seus caminhos de acertos e erros, conhecerá a verdadeira essência de Deus, que nos pede que caminhemos para a perfeição, rumo ao céu, mas sem jamais tirar os pés do chão. Só os anjos voam… nós, humanos, nos santificamos pisando o chão da terra!

Colunista - Padre Evaldo César

Escrito por
Padre Evaldo César Souza, C.Ss.R, diretoria da Fundação Nossa Senhora Aparecida (FNSA) (TV Aparecida)
Pe. Evaldo César Souza, C.Ss.R

Redentorista, membro da Província de São Paulo, graduado em Filosofia, Teologia e Jornalismo e pós-graduado em Gestão Executiva de Televisão (FAAP). Escreve para a Editora Santuário e para a editoria 'Santuários'.

3 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Luana Correa, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.