Por Redação A12 Em Igreja Atualizada em 15 OUT 2020 - 15H09

Anunciar a mensagem de Cristo nos meios digitais


Shutterstock
Shutterstock


Evangelizar é anunciar com palavras e gestos a mensagem de Jesus, revelada nos livros do Evangelho. Levar conforto, confiança, fé, perdão e, sobretudo, esperança aos mais necessitados. Para que isso aconteça, são utilizados diversos meios. Olhando a história, percebe-se que já no tempo de Jesus era utilizada uma comunicação oral direta as pessoas, ou seja, Ele utiliza de sermões, histórias (parábolas), e conversar individuais para que as pessoas fossem atingidas pela mensagem evangelizadora.

Ao longo dos anos, para acompanhar a evolução da tecnologia, a Igreja também foi se adaptando às novas formas de atingir as pessoas. As inovações na forma de evangelizar foram tema de várias assembleias e reuniões por parte da Igreja. Era preciso repensar a maneira do Anúncio, deixando de ficar apenas presos aos templos e reuniões internas. Surge o desejo de responder as perguntas da modernidade de uma maneira nova e convincente.

O mandato de Jesus: Evangelizar sobre os telhados (Mt 10,27) se fez urgente quando a sociedade começa a utilizar as diversas mídias da Comunicação. Foi neste contexto que Aparecida pensou na criação da Rádio Aparecida, que por muitos anos foi a pioneira e grande potência na evangelização do Brasil como rádio católica. Em 2005, acompanhando as inovações tecnológicas nasce a TV Aparecida que, desejosa de levar a mensagem da Padroeira aos inúmeros devotos, vai ganhando seu espaço como a grande catequista do Brasil.

Em 2010, o Santuário Nacional, através dos administradores e pessoas que pensam a Comunicação Social, decidiram criar um Portal que fosse realmente a porta de entrada para as diversas frentes de missão de Aparecida: Santuário Nacional, Editora Santuário, Rádio e TV Aparecida e Missionários Redentoristas. Foi então que se adaptou um espaço no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, para dar início aos trabalhos do Portal A12.

Muitos trabalhos foram realizados pelo portal: coberturas de eventos, diversas atividades evangelizadoras e muitos padres passaram como diretores, deixando sua contribuição.

Destaca-se o missionário redentorista Padre José de Lima Torres, que atualmente trabalha como formador dos futuros missionários redentoristas. Ele atuou no Portal A12 como diretor de projetos, de março de 2013 até dezembro de 2014.

Torres conta que o A12 surgiu como uma forma de ampliar o alcance da mensagem do Evangelho transmitida a partir do Santuário de Aparecida para todo o país. Produzindo conteúdo de qualidade, transmite notícias sobre o mundo católico, destacando-se a divulgação das ações de evangelização que acontecem no Santuário, sendo uma importante voz oficial da Igreja no Brasil. Mas o A12 não se restringe a transmitir mensagem religiosa ao seu público, mas faz uma leitura dos acontecimentos a partir dos valores cristãos, aprofundando o olhar sobre a realidade e contribuindo para a formação humana e cristã.

É um público que majoritariamente é católico, em sua maioria devotos de Nossa Senhora Aparecida, que procuram estar atualizados sobre os rumos da Igreja no Brasil. Adultos, jovens e crianças têm espaço garantido nessa plataforma, que também gera conteúdo formativo. Por isso, grande parte dos internautas procura atualizar-se nas várias dimensões de sua fé. O conteúdo do Portal ultrapassa os objetivos religiosos e devocionais. Com um olhar humanista e mais global para os acontecimentos da sociedade atual, leva em conta em sua análise as diversas reflexões e contribuições das ciências. Como todos os outros órgãos de Comunicação do Santuário, tem o cuidado de oferecer uma palavra que represente o pensamento da Igreja sem se fechar ao viés estritamente religioso.

Dentro das comemorações dos 10 anos do Portal, foi feita uma pergunta a Padre José Torres: O que mais marcou positivamente seu trabalho no Portal? Sua resposta foi muito feliz: "Para além dos resultados, para mim, o que marca verdadeiramente o meu coração é a relação entre as pessoas. No A12, todos os colaboradores mantinham um espírito terno e acolhedor. O Diretor Geral, Padre Evaldo César, com seu bom humor constante, a gerente Luana, portadora de uma eficiência gigantesca e todos os outros colaboradores, gente criativa e habilidosa, deixaram em mim uma marca positiva que não se apaga. Ainda tenho comigo uma lembrancinha que deles recebi na minha despedida: um porta-retrato com a fotografia de toda a equipe com uma frase: 'Em caso de saudade, quebre o vidro'. Já faz tempo que que o vidro foi quebrado!".

Ainda para comemorar os 10 anos do Portal A12, mesmo diante do contexto de pandemia, os responsáveis decidiram celebrar a data com um evento on-line. Foi escolhido o tema: “Transformação digital”. Convidaram três pessoas para palestrar: Padre Pedro Cunha - pertencendo à diocese de Lorena, Helena Ferrari - CEO/ Relações Públicas e planejamento, e Raphael Falcão – estrategista digital.

Todas os convidados desenvolveram com perfeita maestria os temas. Padre Pedro Cunha foi muito feliz quando partilhou que a Igreja é muito grata ao meio digital pelo trabalho neste tempo de pandemia. Graças a eles, a evangelização pôde acontecer. Ele reconhece que o meio digital faz a Igreja chegar as casas das pessoas de uma forma inovadora, coisa que no passado seria quase inconcebível. Reforçou a chamada de atenção para que a Igreja esteja sempre pensando no envolvimento do meio digital na Evangelização.

Hoje é possível dizer que a Evangelização da Igreja também é Evangelização digital. Pois se utiliza dos diversos meios para anunciar. São milhares de pessoas que acompanham celebrações e pregações pelos canais, aplicativos sites e portais católicos. Isso faz com que a mensagem vá ganhando uma força inovadora capaz de atingir muitas pessoas, além das paredes dos templos.

Se a Igreja deve chegar onde as pessoas estão, deve cada vez mais, pensar e se atualizar para se fazer presente de uma forma atrativa e satisfatória nos diversos meios digitais, pois ali se faz presente os mais diversos públicos que estão sedentos de uma palavra inspiradora que anime e alimente a alma. Jesus foi muito atual quando no seu tempo deixou o mandato para evangelizar sobre os telhados, possivelmente, hoje ele mandaria evangelizar por todos os meios digitais!

Daniel Augusto da Silva
Estudante de Jornalismo da UniFatea

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...