Por Redação A12 Em Igreja

Brasil terá o primeiro trecho do Caminho de Santiago de Compostela na América

Trecho escolhido fica em Florianópolis, SC

A partir deste mês de junho, o Caminho de Santiago de Compostela terá o seu primeiro trecho no continente americano reconhecido pela Catedral de Santiago e oficialmente integrado ao trajeto histórico, o qual será inaugurado em Florianópolis (SC).

Caminho de Santiago de Compostela Foto: shutterstock
Foto: shutterstock

O projeto deste Caminho Brasileiro foi idealizado pelos jornalistas e peregrinos Mariana Mansur e Fábio Tucci Farah. Os peregrinos que o percorrerem sairão da Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, passarão pelas igrejas São Pedro e Nossa Senhora dos Navegantes e chegarão ao Santuário Sagrado Coração de Jesus, completando 21 quilômetros.

“Escolhemos Florianópolis por ter um aeroporto internacional perto de onde fica o caminho, assim, estrangeiros também podem percorrê-lo. Além disso, a cidade possui uma associação de amigos do caminho de Santiago muito atuante, que se dispôs a nos ajudar; há também a questão da segurança e a beleza do local”, afirmou Fábio Tucci Farah.

A iniciativa do Caminho Brasileiro conta com o apoio da Associação Catarinense dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela (ACACSC), da Academia Brasileira de Hagiologia (ABRHAGI) e da Arquidiocese de Florianópolis.

Os peregrinos que percorrerem este caminho deverão portar a tradicional credencial, fornecida por associações como a ACACSC, e carimbá-la nas quatro igrejas catarinenses. Os carimbos e retratam momentos importantes da história de São Tiago e foram desenhados pelo conceituado artista Spacca, o mesmo que desenhou a logo e a estampa de um santinho.

O primeiro carimbo, ‘O Chamado’, ilustra o momento em que Tiago recebe o chamado de Jesus; o segundo, ‘A Missão’, retrata quando, após a ascensão de Jesus e de Pentecostes, o discípulo segue para evangelizar na Espanha; o terceiro, ‘O Martírio’, mostra quando Tiago voltou para Jerusalém e foi martirizado, sendo o primeiro apóstolo a sofrer o martírio; e o quarto, ‘O Caminho’, apresenta o santo novamente na barca, mas desta vez depois que dois discípulos pegaram seus restos mortais em Jerusalém e retornaram para Espanha.

A inauguração será no dia 29 de junho, solenidade de São Pedro e São Paulo. Haverá uma Missa presidida pelo Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, o qual concedeu a aprovação eclesiástica a uma oração composta por Fábio Farah a São Tiago.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.