Por Redação A12 Em Igreja

Caminhada e missa marcam dia da Padroeira da Arquidiocese de Campinas (SP)

imaculada_conceicao_3Nesta terça-feira (08), a Igreja celebra a Solenidade da Imaculada Conceição de Maria, a maior festa dedicada à Mãe de Jesus. Esta data é celebrada especialmente em Campinas (SP), que tem na Imaculada Conceição a Padroeira da Arquidiocese, da Cidade e Titular da Catedral Metropolitana.

Diante dessa celebração, a arquidiocese realizará neste dia uma caminhada, a partir das 9h, da Basílica Nossa Senhora do Carmo até a Catedral Metropolitana. A peregrinação deve reunir lideranças de todas as paróquias da arquidiocese, o clero, seminaristas e religiosos (as). Ao final da caminhada, o arcebispo metropolitano de Campinas, dom Airton José dos Santos, presidirá uma Missa Solene, às 9h30.  

A data recorda ainda os 30 anos de Ordenação Presbiteral de dom Airton, que foi ordenado no dia 08 de dezembro de 1985, por Dom Cláudio Hummes, então Bispo da Diocese de Santo André.

Na Celebração da Padroeira será promulgado o Plano de Pastoral Orgânica da Arquidiocese de Campinas, com vigência para o período de 2015 a 2019.

História 

Segundo dados históricos da arquidiocese, a escolha de Nossa Senhora da Conceição como Padroeira da Diocese de Campinas aconteceu automaticamente, a partir do nome que originou a cidade, a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição das Campinas com a vinda de imigrantes portugueses que trouxeram essa devoção para a região.

A primeira capela dedicada à padroeira foi construída em 1774. A primeira Missa foi celebrada no dia 14 de julho de 1774, por Frei Antônio de Pádua, Vigário interino da nova Paróquia, sendo esta considerada a data oficial da fundação de Campinas. Essa capelinha era estreita e baixa e, segundo a tradição, coberta de sapé, tendo servido de sede da paróquia até o ano de 1781. 

Foto de: reprodução.

catedral_de_campinas

Catedral Metropolitana de Campinas.

A atual Catedral Metropolitana, foi inaugurada em 8 de dezembro de 1883. A criação da Diocese de Campinas, ocorreu em 07 de junho de 1908, e nessa ocasião, a Matriz Nossa Senhora da Conceição foi elevada ao título de Catedral. A igreja é considerada a maior no mundo construída em taipa de pilão. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.