O Portal A12 realiza uma cobertura especial sobre a 60ª edição da Campanha da Fraternidade (CF), que teve início em todo o País na última quarta-feira (22) e segue até o Domingo de Ramos, no dia 2 de abril.
Leia MaisO impacto da fome no funcionamento do corpo humanoPassar fome é ruim, mas sentir fome é necessárioPratos vazios em mesas cheias: a grave situação de fome no BrasilNa tarde da Quarta-feira de Cinzas, na Catedral da Sé, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, enfatizou qual a grande questão para a campanha deste ano.
“O que pode ser feito em âmbito pessoal, no convívio social e na esfera política, para enfrentar o flagelo da fome?”.
Com o tema “Fraternidade e fome”, os objetivos da iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) são o de despertar o espírito comunitário e cristão na busca do bem comum, educar para a vida em fraternidade e renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação evangelizadora, em vista de uma sociedade justa e solidária.
Crise da fome aumenta a cada ano
O arcebispo destaca que a fome não é um problema exclusivo do Brasil, mas em crescimento no mundo todo, por causa das mudanças climáticas, a desigualdade social, as guerras e a falta de políticas adequadas para produzir alimentos e medidas para que estes itens possam ter preços acessíveis.

Dom Odilo lembrou que um dos fatores que contribuem para o flagelo da fome é a falta de partilha e também a cultura de desperdício.
“Um dos graves problemas para a fome é o desperdício de alimentos. Segundo estudos, chegaria a 35% o desperdício de alimentos produzidos no Brasil, muitas vezes já prontos para consumo. O problema da fome deveria questionar a todos, mas a nós, cristãos, de maneira toda especial, questiona sobre o que fazemos e sobre por que existe a fome, quais são as suas causas e como podem ser superadas”, comentou o Cardeal.
Como viver esta Campanha na prática?
Esta é uma campanha de evangelização acontece durante a Quaresma. Dom Odilo ressalta que este é um tempo bom para que cada católico analise suas próprias práticas e para perceber se tem agido conforme os princípios cristãos.
“E um dos princípios básicos é este: o amor a Deus e o amor ao próximo caminham juntos. Nesse sentido, a Campanha da Fraternidade é um chamado para vermos se nosso amor ao próximo está sendo verdadeiro, efetivo, mediante os desafios e urgências vividas por tantas pessoas, como no caso da fome”.
O Cardeal finalizou a entrevista coletiva destacando que a busca de soluções para erradicar a fome em nosso país deve ser prioridade dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
“A fome é um problema que se resolve também mediante entendimentos políticos e políticas publicas adequadas, investimentos. Portanto, envolve o povo todo e os governantes, o diálogo com as instituições políticas em todos os níveis”, concluiu.
Padre Joaquim fala sobre a Campanha deste ano
Fonte: Arquidiocese de São Paulo
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Lista de agradecimentos do ano de 2025, qual é a sua?
Neste Advento, já caminhando para o fim do Ano Santo, o Portal A12 te convida a fazer um exercício de gratidão. Faça sua lista e comunique esperança a todos!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.