Dúvidas Religiosas

Como ornamentar o altar na Quaresma?

Saiba o que a Igreja orienta sobre os paramentos do altar na Quaresma e como sua paróquia pode se preparar corretamente de forma sóbria e introspectiva.

Escrito por Beatriz Nery

13 FEV 2026 - 10H57 (Atualizada em 18 FEV 2026 - 09H20)

Reprodução/Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Taubaté (SP)

Durante o período da Quaresma, ao adentrar uma igreja, somos tomados por uma atmosfera que pede introspecção. Para este momento, a orientação vale para todas as paróquias e está ligada ao significado do tempo litúrgico.

Segundo o coordenador geral de Liturgia da Arquidiocese de Aparecida, Vitor Marcelo Magalhães de Souza, “a orientação da Igreja para ornamentações durante a Quaresma é a sobriedade. Isso para que o centro seja Cristo e sua Paixão

A proposta é reduzir excessos para favorecer a contemplação do mistério da Cruz.

O que dizem os documentos da Igreja?

A Instrução Geral do Missal Romano (IGMR), no número 305, determina que, no tempo da Quaresma, a ornamentação do altar seja moderada.

Já o Cerimonial dos Bispos reforça que a Igreja vive nesse período um caráter penitencial mais intenso. Por isso, os sinais externos devem expressar recolhimento e simplicidade.

A cor litúrgica da Quaresma é o roxo, que simboliza penitência, conversão e preparação para a Páscoa.

godongphoto / shutterstock godongphoto / shutterstock


O que evitar na decoração do altar?

Durante a Quaresma, devem ser evitados exageros. Isso inclui enfeites abundantes, arranjos chamativos e cores vibrantes.

Vitor explica que essa recomendação vale para todo o ano, mas ganha força neste período. Os altares devem permanecer com paramentos brancos, com detalhes em roxo.

As flores, quando usadas, isto é, no 4º Domingo, chamado Domingo “Laetare” (ou “Domingo da Alegria”) e Solenidades que, eventualmente, coincidam com o período quaresmal (por exemplo São José ou Anunciação) precisam ter cores discretas e quantidade reduzida. (cf. Instrução Geral do Missal Romano, n. 305; Cerimonial dos Bispos, n. 252).

A Igreja também orienta que os instrumentos musicais sejam utilizados apenas para sustentar o canto. O Glória e o Aleluia são omitidos, inclusive aos domingos, como recorda o próprio Missal Romano.

add_box  Por que não cantamos o Glória e o Aleluia durante a Quaresma?

Reprodução/Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Taubaté (SP) Reprodução/Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Taubaté (SP)

Sobriedade também é beleza

A simplicidade não é sinônimo de desleixo ou relaxo para com a casa de Deus. Para Vitor, a sobriedade não exclui a beleza do tempo, tampouco a da ornamentação. Desde que haja bom senso e transmita a seriedade e penitência desse tempo, a ornamentação ajuda a rezar.”

A função do espaço litúrgico é conduzir à oração. Assim, cada elemento deve apontar para Cristo e para o mistério pascal.

add_box  Viver uma Quaresma com amor e sentido

Há diferença entre domingos e dias de semana?

Os domingos da Quaresma seguem a liturgia com um tom penitencial. A omissão do Glória e do Aleluia permanece.

Pode haver maior solenidade no canto. Porém, os instrumentos devem apenas sustentar a assembleia. Os cantos precisam ser litúrgicos e adequados ao tempo.

No 4º Domingo da Quaresma, o Domingo da Alegria, a Igreja permite um tom mais jubiloso. Ainda assim, a sobriedade não é abandonada.

Outra tradição relevante é o costume de cobrir imagens a partir do 5º Domingo da Quaresma. Como afirma Vitor, “cobrir as imagens sacras a partir do 5° Domingo da Quaresma é uma tradição opcional de grande valor, auxiliando neste tempo”.

add_box  Por que algumas igrejas cobrem as imagens na Quaresma?

A centralidade da Cruz

A Cruz deve ganhar destaque durante a Quaresma. Ela é o sinal máximo do amor de Cristo.

Vitor também ressalta a importância da coerência musical e estética: “A escolha dos cantos litúrgicos, orientação aos músicos a respeito desses cantos e da seriedade do tempo, sem invenções, a sobriedade nos ornamentos e alguma forma de representar e exaltar a Cruz”.

add_box  Conheça cantos litúrgicos indicados para a Quaresma

Thiago Leon Thiago Leon

Guia prático: como ornamentar o altar na Quaresma?

Para ajudar sua paróquia, confira orientações objetivas:

1. Priorize a sobriedade

• Reduza elementos decorativos.

• Evite arranjos grandes ou chamativos.

• Preserve espaço visual no altar.

2. Use corretamente as cores

• Paramentos brancos com detalhes em roxo.

• Evite cores vibrantes.

• Prefira tons discretos.

3. Modere o uso de flores

• Utilize apenas quando necessário (no 4º Domingo ou Solenidades).

• Escolha flores simples.

• Evite excesso de volume.

Reprodução/NotiserraSC - Igreja Matriz de São Joaquim, SC Reprodução/NotiserraSC - Igreja Matriz de São Joaquim, SC

4. Destaque a Cruz

• Posicione-a de forma visível.

• Valorize iluminação simples e direta.

• Evite adornos que desviem a atenção.

5. Cuide da música

• Omitir Glória e Aleluia.

• Instrumentos apenas para sustentar o canto.

• Escolher repertório próprio da Quaresma.

Thiago Leon Thiago Leon

6. Considere cobrir as imagens

• A partir do 5º Domingo da Quaresma.

• Use tecido roxo.

• Explique o gesto à comunidade.

A Quaresma é tempo de conversão. A ornamentação do altar deve ajudar os fiéis a entrar nesse caminho com profundidade, silêncio e esperança.

add_box Compartilhe com quem cuida da liturgia na sua paróquia! Acesse a12.com/quaresma e confira mais conteúdos sobre a Quaresma.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Dúvidas Religiosas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...