A Catedral Nossa Senhora das Grotas da Diocese de Juazeiro, na Bahia, que passa por reformas há quatro anos, devido a um grave problema na estrutura do telhado, será reaberta aos fiéis e receberá o título de santuário diocesano. De acordo com o bispo, dom José Geraldo da Cruz, após o Carnaval a igreja será reaberta, e no mês de junho, com a conclusão da reforma, o templo centenário será elevado a santuário.
“A ereção do Santuário é muito importante para os fiéis de toda a Diocese, que têm Nossa Senhora das Grotas como Padroeira, e sua devoção se estende além das fronteiras diocesanas. A veneração da imagem, encontrada nas grotas do Rio São Francisco, é tricentenária e está muito arraigada no coração do povo. Quando anunciei na missa a criação do Santuário, o aplauso foi grande e muitas pessoas foram às lágrimas e algumas me agradeceram cheias de emoção”, disse dom José Geraldo, em nota na página da diocese.

Segundo o bispo, com o novo título a igreja estenderá suas atividades de atendimento aos fiéis, com a celebração diária da Missa e a presença constante de padres para atender o povo para aconselhamento, confissões e outras atividades de evangelização.
A Catedral Diocesana recebeu uma nova cobertura e reparos no telhado danificado, além de uma grade de proteção externa, novas portas, bancos, pintura, capela do Santíssimo, sala para confissões, polimento do piso e uma nova iluminação interna e externa.
A inauguração oficial da igreja será realizada junto com a cerimônia que dará o título ao templo, no dia 21 de junho deste ano. A celebração acontece no dia da Dedicação da Catedral, que é solenidade na Diocese. Nesse dia serão acesas todas as luzes da iluminação interna e externa e será lido o Decreto de criação do ‘Santuário Nossa Senhora das Grotas’.
História da Catedral
A Catedral Nossa Senhora das Grotas foi fundada em 1840, quando ainda era apenas uma paróquia da Arquidiocese de São Salvador. Uma segunda igreja foi erguida no ano de 1868 e foi reformada em 1962 para a implantação da Diocese de Juazeiro, que ocorreu em 1963.
Em 2016, a igreja pretende celebrar os 310 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora por um índio nas grotas do rio São Francisco, em Juazeiro Velho.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.