Catequistas e o tema da Campanha da Fraternidade, “Fala com sabedoria, ensina com amor”

A Campanha da Fraternidade de 2022 traz o tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”, esta não é a primeira vez que a Igreja do Brasil trabalha a questão da educação. E desta vez, vem em um momento em que a educação é debatida por conta do afastamento entre educadores e educandos que a pandemia exigiu.
A Irmã Lúcia Imaculada falou com Portal A12 a respeito do tema da Campanha deste ano.
“O tema se inspira nos princípios do pacto educativo global do Papa Francisco, onde ele convoca toda a humanidade, todas as pessoas de boa vontade, para nos unirmos em prol da educação de uma maneira integral e ampla.”, contou.
Ela ainda ressaltou que trazer temas que possam fazer as pessoas refletirem são de suma importância para a Quaresma, que é um tempo de reflexão.
“A gente sabe que o tempo da quaresma é um tempo de revisão de vida, um tempo de mudança e a igreja sempre apresenta um ponto para que nós enquanto uma comunidade de cristãos pensemos naquele ponto e busquemos na Paixão de Cristo os pontos que estão sendo dolorosos, para buscar a graça do ressuscitado e para iluminarmos a nossa mente e buscarmos a resolução desse problema”, afirmou.
O catequista tem o papel de educar na fé, mas a família também é parceira nessa educação, que é muito importante para o futuro das crianças e dos jovens.
“Os pais são os primeiros catequistas dos filhos e muitos desses pais esqueceram ao longo da vida essa sua missão importantíssima de ser os primeiros educadores, os primeiros evangelizadores e os primeiros catequistas”, contou.
Os catequistas devem aprender a transformação a partir da palavra de Deus, para entender a realidade em que nós estamos em termos de educação e buscar em Jesus esse modelo de mestre educador.
“Catequista é um cristão que recebe o chamado particular de Deus, que acolhido na fé o capacita ao serviço da transmissão da fé e a missão de iniciar a vida cristã. O catequista é um educador da fé. Ele é aquele que acolhe o catequisando, aquele que deseja ser cristão.”, afirmou.
Por fim, o tema da Campanha é fundamental para construir um futuro melhor através da educação.
“Temos esse recomeço, o tema da campanha é fundamental, porque agora é o momento de nos unirmos como o Papa Francisco deseja no pacto educativo global. Que nós possamos nos unir e trabalhar para dar para as próximas gerações melhores condições de serem atores nesse momento, de retornarmos os conhecimentos que são necessários e fundamentais. Vai ser um momento de um trabalho bastante desafiador, porém enriquecedor se toda a comunidade educativa dermos as mãos.”, finalizou.

Despedida de Dom Vicente marca a celebração da Festa de Bom Jesus, em Pirapora
Confira a cobertura que o Portal A12 realizou da festa do dia do Senhor Bom Jesus de Pirapora.

Terceiro Maior Santuário de São Miguel fica no Paraná
O terceiro maior Santuário Diocesano de São Miguel Arcanjo está localizado na cidade de Bandeirantes no estado do Paraná, que compõe um dos principais polos de turismo religioso da região. Mensalmente, todo dia 29, são feitas celebrações por cura e libertação no local.

Mês de reflexão e ação: enfrentamento da violência contra a mulher
Neste Agosto Lilás, somos instruídos a pensar em formas de enfrentar casos de violência contra a mulher. Veja a iniciativa da ONU sobre a questão.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.