Igreja

Catequistas e o tema da Campanha da Fraternidade, “Fala com sabedoria, ensina com amor”

Escrito por Lais Silva

11 FEV 2022 - 17H09 (Atualizada em 12 FEV 2022 - 11H10)

congerdsign

A Campanha da Fraternidade de 2022 traz o tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”, esta não é a primeira vez que a Igreja do Brasil trabalha a questão da educação. E desta vez, vem em um momento em que a educação é debatida por conta do afastamento entre educadores e educandos que a pandemia exigiu.

A Irmã Lúcia Imaculada falou com Portal A12 a respeito do tema da Campanha deste ano.

O tema se inspira nos princípios do pacto educativo global do Papa Francisco, onde ele convoca toda a humanidade, todas as pessoas de boa vontade, para nos unirmos em prol da educação de uma maneira integral e ampla.”, contou.

Ela ainda ressaltou que trazer temas que possam fazer as pessoas refletirem são de suma importância para a Quaresma, que é um tempo de reflexão.

“A gente sabe que o tempo da quaresma é um tempo de revisão de vida, um tempo de mudança e a igreja sempre apresenta um ponto para que nós enquanto uma comunidade de cristãos pensemos naquele ponto e busquemos na Paixão de Cristo os pontos que estão sendo dolorosos, para buscar a graça do ressuscitado e para iluminarmos a nossa mente e buscarmos a resolução desse problema”, afirmou.

O catequista tem o papel de educar na fé, mas a família também é parceira nessa educação, que é muito importante para o futuro das crianças e dos jovens.

Os pais são os primeiros catequistas dos filhos e muitos desses pais esqueceram ao longo da vida essa sua missão importantíssima de ser os primeiros educadores, os primeiros evangelizadores e os primeiros catequistas”, contou.

Os catequistas devem aprender a transformação a partir da palavra de Deus, para entender a realidade em que nós estamos em termos de educação e buscar em Jesus esse modelo de mestre educador.

Catequista é um cristão que recebe o chamado particular de Deus, que acolhido na fé o capacita ao serviço da transmissão da fé e a missão de iniciar a vida cristã. O catequista é um educador da fé. Ele é aquele que acolhe o catequisando, aquele que deseja ser cristão.”, afirmou.

Por fim, o tema da Campanha é fundamental para construir um futuro melhor através da educação.

“Temos esse recomeço, o tema da campanha é fundamental, porque agora é o momento de nos unirmos como o Papa Francisco deseja no pacto educativo global. Que nós possamos nos unir e trabalhar para dar para as próximas gerações melhores condições de serem atores nesse momento, de retornarmos os conhecimentos que são necessários e fundamentais. Vai ser um momento de um trabalho bastante desafiador, porém enriquecedor se toda a comunidade educativa dermos as mãos.”, finalizou.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lais Silva, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.