Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Dúvidas Religiosas

O que são as Antífonas do Ó?

Aprenda sobre a oração que, apesar de ter um nome diferente, prepara o coração para o Natal e deve ser rezada a poucos dias do nascimento de Jesus

Escrito por Beatriz Nery

12 DEZ 2025 - 12H14 (Atualizada em 12 DEZ 2025 - 16H33)

ComShalom

As Antífonas do Ó voltam a ecoar na Igreja entre os dias 17 e 23 de dezembro, período em que a Igreja vive a 4ª semana do Advento, a reta final da espera pelo nascimento de Jesus. A seguir, reze uma das mais famosas:

“Ó Emanuel: Deus conosco, nosso Rei Legislador,
Esperança das nações e dos povos Salvador;
Vinde, enfim, para salvar-nos, ó Senhor e nosso Deus!"

Fábio Prestes / A12 Fábio Prestes / A12


Esses versículos antigos, cantados antes do cântico do Magnificat nas Vésperas, mostram a esperança do povo que aguarda o Messias. São chamadas assim porque começam com o vocativo “Ó”, seguido de títulos bíblicos que revelam quem é Cristo: Sabedoria, Adonai, Raiz de Jessé, Chave de Davi, Oriente, Rei das Nações e Emanuel.

O Catecismo da Igreja Católica recorda que, no Advento, a liturgia “faz memória da primeira vinda do Filho de Deus e desperta o desejo de sua segunda vinda” (CIC, 524). As Antífonas do Ó cumprem exatamente esse papel de preparar no coração dos fiéis o anseio pela presença de Deus.

O Pe. Pablo Vinicius, C.Ss.R. ao refletir sobre esse momento tão especial, resume o sentido espiritual das antífonas. “São antífonas que cantam a grandeza de Deus e as maravilhas que Ele realizou por amor a nós e para a nossa salvação. Elas são um resumo do desejo de vida e de salvação para todos nós.”

O que significa rezá-las?

Cada uma das antífonas apresenta Cristo como resposta às mais profundas necessidades humanas. Esse modo de rezar faz a Igreja reviver a espera que marcou os profetas e todo o povo de Israel. A Constituição Sacrosanctum Concilium lembra que a liturgia “antecipa a glória celeste” (SC, 8). Assim, as antífonas conduzem o fiel a reconhecer que o Natal é o verdadeiro encontro com o Deus que se faz homem.

O missionário redentorista também recorda o sentido mais profundo da celebração:

O Natal é a festa do Deus encarnado que assume nossa condição humana e vem estar no meio de nós, porque nos ama com amor eterno. Que essas antífonas ajudem a preparar o coração e a vida para acolher Jesus, o Deus da vida.”

add_box  Maria e as antífonas do “Ó”

Nas últimas horas antes do Natal, a Igreja deseja guiar os fiéis a um encontro transformador com Cristo. As Antífonas do Ó são o caminho que nos conduz à manjedoura, a esperança que está viva nos corações.

Prepare-se espiritualmente para que cada “Ó” proclamado nesses dias seja um pedido sincero para que venha o Senhor, pois estamos prontos para O receber!

add_box  A espiritualidade de Nossa Senhora do Ó

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Dúvidas Religiosas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...