Ao final de outubro de 2022, os membros do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) apresentaram ao Dicastério para a Comunicação do Vaticano o documento "Por uma Igreja sinodal em saída para as periferias".
Leia MaisCelam apresenta ao Papa o documento de sua Assembleia Eclesial CELAM: compromisso de serviço a toda Igreja Latino-Americana e do CaribeO texto de 146 páginas nasceu das reflexões e orações realizadas na Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, realizado em novembro de 2021 na Cidade do México.
"A Igreja não deve se cansar, deve construir pontes, abater muros, integrar a diversidade, promover a cultura do encontro e do diálogo, educar ao perdão e à reconciliação, no sentido de justiça, no repúdio da violência e na coragem da paz", relata Dom Miguel Cabrejos Vidarte, arcebispo de Trujillo, no Peru, e presidente do Celam.
Esse texto é uma contribuição para o caminhar das comunidades na América Latina, com a certeza de que somos todos discípulos missionários em movimento.

Além disso, a publicação "expressa o desejo plural de uma Igreja em saída, porque reúne as contribuições das diferentes vocações e ministérios do Povo de Deus que participaram como fiéis discípulos missionários do discernimento dos desafios e orientações pastorais. Por esta razão é também uma expressão profética"
A partir deste mês de janeiro, a 'Edições CNBB' publicou a versão em português do documento, que está a venda no site ou nas lojas físicas. O Documento compartilha com os diferentes membros do povo de Deus as grandes linhas pastorais discernidas na Assembleia Eclesial para orientar a ação evangelizadora futura.
O conteúdo deste material é dividido em três partes: a primeira, intitulada “Sinais dos tempos na vida de nossos povos”, reflete à escuta de diferentes vozes e um olhar sobre algumas das realidades dos povos e da Igreja regional. A segunda parte é intitulada “Uma Igreja Sinodal e Missionária a serviço da vida Plena” e pretende compartilhar o que foi vivido e celebrado, reflexões que ligam os temas da sinodalidade, missão e fraternidade na comunidade.
A terceira parte, intitulada “Superabundância criativa em nossos caminhos para percorrer”, tem um caráter marcadamente pastoral. Seu objetivo é apresentar novos caminhos evangelizadores, além de formular e elaborar as orientações pastorais que emergiram do discernimento comunitário da Assembleia Eclesial.
Relembre o Santo Terço pelos 15 anos da Conferência de Aparecida
Quais presentes o Papa Francisco nos deixou?
Neste primeiro aniversário do Papa Francisco na casa do Pai, relembre seu legado enquanto bispo de Roma e o que deixou de ensinamento em 12 anos de Pontificado
O Advento e a contemplação dos Mistérios da Alegria
Os Mistérios Gozosos do Santo Terço são convites para a alegria, para aprofundarmos sobre a vinda de Jesus em nosso meio. Reflita sobre com seu grupo do terço.
O que é a Penitenciária Apostólica?
Aos que buscam a reconciliação e as indulgências, saiba que existe um dicastério na Igreja que seu trabalho atua no cuidado da consciência dos fiéis dentro da Igreja.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.