Notícias

Celam apresenta ao Papa o documento de sua Assembleia Eclesial

Resultado do encontro continental, texto foi entregue para Francisco baseado principalmente em uma Igreja em saída para as regiões mais necessitadas

Escrito por Redação A12

01 NOV 2022 - 15H47 (Atualizada em 03 NOV 2022 - 10H35)

Vatican Media

Membros da presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) estiveram reunidos com o Papa Francisco nesta segunda-feira, 31 de outubro, quando foi apresentado o documento “Para uma Igreja sinodal em saída para as periferias – Reflexões e propostas pastorais da Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe”, resultado do encontro do Celam na Cidade do México em novembro de 2021.

Leia MaisCELAM: compromisso de serviço a toda Igreja Latino-Americana e do CaribeNa tarde da mesma data, o texto também foi apresentado. Publicado em seis idiomas (espanhol, Português, Inglês, Italiano, Alemão e Francês) o documento de 146 páginas é dividido em três partes: “Os sinais dos tempos que desafiam e alentam”; “Uma Igreja sinodal e missionária a serviço da vida plena”; e “Derramamento criativo em novos caminhos a percorrer”.

O texto oferece caminhos em seis dimensões: querigmática e missionária; profética e formativa; espiritual, litúrgica e sacramental; sinodal e participativa; sociotransformadora, e ecológica. Estas áreas foram refletidas em comunidade, e mostram muito claramente as preocupações do Povo de Deus em nossa região e suas sugestões e propostas.

Prática da Sinodalidade

Durante a reunião com Francisco, Dom Miguel Cabrejos, presidente do Celam reforçou que a Igreja na América Latina e Caribe viveu um "laboratório prático de sinodalidade", de modo que, progressivamente, “não será possível evitar a participação do Povo de Deus nas várias decisões da Igreja”, que, nas palavras do presidente do Celam, “favorece a corresponsabilidade, mas, ao mesmo tempo, põe desafios”.

Entre os desafios, o Bispo peruano mencionou agir sempre a partir da misericórdia, a coerência entre discurso e prática, leitura adequada dos sinais dos tempos, escuta, diálogo e discernimento como processo, comunicação mais empática, habitando o “continente digital”, acolhendo a diversidade, integrando a mulher nos espaços de decisão e ver sempre no próximo a imagem de Deus.

Dom Miguel destacou, ainda, os desafios que afetam o clero e a vida religiosa, em relação à sua formação em um mundo plural, seu modo de vida, mais simples, austero e místico, trabalhando na sinodalidade, promovendo e acompanhando os leigos. Estes, salientou, são chamados a caminhar juntos, avançar numa formação sólida, numa práxis coerente, e assumir a Doutrina Social da Igreja.

O Presidente do Celam reforçou que a Igreja “deve construir pontes, derrubar muros, integrar a diversidade, promover a cultura do encontro e do diálogo, educar no perdão e na reconciliação, no sentido de justiça, no repúdio à violência e na coragem da paz”.

Vatican Media
Vatican Media


Documento de Aparecida

O Cardeal Scherer recordou a Assembleia Geral de Celam realizada em Tegucigalpa, Honduras, em 2019, na qual foi decidido apresentar ao Papa o pedido para que fosse convocada uma VI Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho. O Pontífice, no entanto, considerou melhor voltar ao Documento de Aparecida e aconselhou outro tipo de iniciativa mantendo esse documento como referência, que deu origem à Assembleia Eclesial, com a participação de todos os membros do Povo de Deus.

Dom Odilo sublinhou, ainda, as três recomendações de Francisco na época: avaliar os frutos de Aparecida, analisar as lacunas e enxergar os novos desafios. O Arcebispo de São Paulo insistiu que, durante a Assembleia Eclesial, o desenvolvimento das reflexões não se fixou tanto em Aparecida, mas nos novos desafios e problemas não resolvidos desde então. O 1º Vice-Presidente do Celam acrescentou que esse foi um evento novo, diversificado, único, em termos de dimensões e participação, que despertou grande interesse em outros continentes, “com uma metodologia sinodal muito clara, algo nascido em Aparecida e promovido pelo Papa Francisco nos últimos anos”.

Participaram do encontro, no Vaticano, Dom Miguel Cabrejos Vidarte, Arcebispo de Trujillo (Perú) e presidente do Celam; o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo e 1º Vice-Presidente; o Cardeal Dom Leopoldo José Brenes Solórzano, Arcebispo de Manágua, na Nicarágua, e 2º Vice-Presidente; Dom Rogelio Cabrera López, Arcebispo de Monterrey (México) e Presidente do Conselho para Assuntos Econômicos; Dom Jorge Eduardo Lozano, Arcebispo de San Juan de Cuyo (Argentina) e Secretário-Geral; Padre Pedro Brassesco, Secretário-Geral Adjunto; e o teólogo italiano Gianni La Bella.


Dom Raymundo Damasceno relembra a visita do Papa Bento XVI em 2007


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...