O Papa Francisco escolheu o tema para o 5º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, que neste ano será no dia 27 de julho. O tema escolhido, como era de se esperar, vai ao encontro do tema do Jubileu 2025: “Bem-aventurado aquele que não perdeu a sua esperança”.
O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida divulgou a informação por um comunicado, destacando que “as palavras, extraídas do livro do Eclesiástico, expressam a bem-aventurança dos idosos e indicam na esperança depositada no Senhor o caminho para uma velhice cristã e reconciliada”.
A data que celebra o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos foi instituída pelo Papa Francisco em 2021, e visa chamar a atenção para aqueles que, mesmo na velhice, têm muito a nos ensinar e que em muitas famílias são deixados de lado. Leia MaisA sabedoria dos Avós: Lições de vida e fé para as novas geraçõesComo celebrar o dia dos avós com atos de amor e gratidão
Em suas mensagens para esta data, o Papa Francisco já falou sobre o abandono de idosos, sobre a importância de se manter uma aliança entre jovens e idosos, sobre os frutos que eles nos dão, sobre a presença divina em suas vidas, buscando sempre refletir o cuidado e a dignidade que os idosos merecem.
No Jubileu da Esperança, esta data busca refletir sobre como a presença dos avós e idosos pode se tornar um sinal de esperança em cada família e comunidade eclesial. A celebração deste dia seguirá o Jubileu das famílias, das crianças, dos avós e dos idosos, programado para o período de 30 de maio a 1º de junho.
O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida destaca que este convite do Papa Francisco deve ser estendido para cada diocese, a fim de que as celebrações do domingo de 27 de julho sejam dedicadas à data, promovendo ações, visitas e intercâmbios entre as gerações.

Francisco instituiu esta data como forma oficial de lembrar e promover ações de cuidado com os avós e os idosos, mas é preciso lembrar que esta é uma iniciativa e pode nos inspirar a incluir estas ações em nossa rotina.
Os idosos têm muito a nos ensinar e querem também aprender com as novas gerações tudo o que existe de novo, afinal, esta também é uma maneira de ajudá-los a envelhecer bem, usando sempre a curiosidade e o aprendizado para exercitar a mente.
Em 2023, o A12 promoveu uma ação com as idosas que vivem no Lar Nossa Senhora Aparecida quando elas foram convidadas a dar conselhos para as gerações mais novas. Uma ação simples, mas que promoveu alegria entre elas, que puderam ensinar a gratidão aos mais jovens, que ainda têm muito a aprender.
Reveja!
Fonte: Vatican News
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Natal e desigualdade social: o que a fé nos ensina a fazer
O Natal reacende a reflexão sobre pobreza e violência, lembrando que a partilha concreta é resposta essencial para devolver dignidade e esperança social.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.