Igreja

Cinco curiosidades sobre Santa Rosa de Lima, padroeira da América

A também padroeira dos floristas e jardineiros sempre se destacou pela pureza, oração e penitência

Escrito por Alberto Andrade

23 AGO 2023 - 09H43 (Atualizada em 23 AGO 2023 - 10H55)

Arquidiocese de Lima

Nesta quarta-feira (23), a Igreja celebra Santa Rosa de Lima, que tornou-se a primeira santa da América Latina ao ser canonizada em 1671, pelo Papa Clemente X.

Leia MaisSantuário de Santa Rosa de Lima, padroeira da América LatinaAlém dos latino-americanos, Rosa também é padroeira do Peru e das Filipinas e viveu dedicada à oração, à mortificação e à ajuda aos mais necessitados.

Na pagina do Santo do Dia, você tem mais detalhes sobre a vida de Santa Rosa. E para conhecer um pouco mais sobre a história e trajetória desta intercessora, preparamos uma lista com cinco fatos e curiosidades sobre ela.

Como ela se chamava?

Foi batizada como Isabel Flores de Oliva, nascida em 20 de abril de 1586, em Lima, capital do Peru. Por causa de sua beleza, e pelo seu rosto que ficava rosado quando era um bebê, muitos já a chamavam de Rosa. Quando ingressou na Ordem Terceira de São Domingos (Terciárias Dominicanas), adotou o nome Rosa de Santa Maria.

Visões

A partir da entrada na Ordem, ela intensificou sua intimidade com Deus, alcançando ao máximo a contemplação e a e experiência mística, compreendendo o mistério.

Rosa reviveu a Paixão de Cristo em seu corpo pela conversão dos espanhóis e a evangelização dos índios. Ainda viva, foi examinada por religiosos e cientistas que, após análises, declararam que as suas experiências místicas eram verdadeiros “dons da graça”, fato comprovado após sua morte, quando uma enorme multidão participou do seu enterro, pois já consideravam a religiosa como Santa.

Unida a Cristo na dor

O Catecismo da Igreja Católica menciona uma frase dita por Santa Rosa de Lima, mostrando como ela esteve sempre unida a Cristo: “Fora da Cruz não existe outra escada por onde subir ao céu”. Ela abraçou essa escada com todo seu coração, respondendo ao chamado que Jesus nos faz de “tomar a nossa cruz e segui-lo.” (Mt 16,24)

Vatican Media
Vatican Media


Amor e missão pelos mais necessitados

Quando houve a falência dos negócios da família, Rosa lidou com a pobreza de perto, então desde muito jovem trabalhou como doméstica, na horta e como bordadeira até altas horas da noite. E quando fazia entrega nas casas dos seus fregueses, aproveitava para levar a Palavra de Cristo e o seu anseio pelo bem e pela justiça.

Na casa dos pais, abriu um asilo para os pobres, dando assistência às crianças e aos idosos abandonados, a maioria de origem indígena.

Páscoa

Com apenas 31 anos de idade, Rosa faleceu depois de renovar seus votos religiosos, repetindo várias vezes: “Jesus, permanecei comigo!” em 23 de agosto de 1617.

Após sua morte, quando o corpo foi levado para a Capela do Rosário, Nossa Senhora sorriu-lhe pela última vez, daquela estátua, diante da qual a Santa havia rezado tantas vezes. Ao ver o ocorrido, a multidão presente gritou: milagre”!

Dom Orlando fala sobre Santa Rosa de Lima

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...