Igreja

CNBB completa 69 anos e abre ano jubilar

Escrito por Redação A12

14 OUT 2021 - 10H26 (Atualizada em 14 OUT 2021 - 10H55)

Thiago Leon 57ªAGCNGG_Missa_Encerramento (Thiago Leon)

Leia MaisCNBB divulga identidade visual da Campanha da Fraternidade 2022O dia 14 de outubro marca uma data especial para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): o dia do seu nascimento. Com reunião de sua instalação no Palácio São Joaquim, na Arquidiocese do Rio de Janeiro, a CNBB veio à luz no ano de 1952, dez anos antes do Concílio Vaticano II.

Foi idealizada, à época, pelo Bispo-Auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Helder Câmara que, na primeira formação da comissão permanente encarregada de dirigir a entidade, tornou-se o seu secretário-geral.

O Cardeal Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, então Arcebispo de São Paulo, foi eleito o primeiro presidente da entidade, função que exerceu por dois mandatos. Também integraram a primeira comissão de direção da entidade Dom Alfredo Vicente Scherer, Dom Mário de Miranda Vilas Boas e Dom Antônio Morais de Almeida Júnior.

Início do ano Jubilar

Para marcar esta trajetória de serviço à Igreja no Brasil e ao povo Brasileiro, a CNBB divulgou, neste 14 de outubro, um vídeo no qual recupera marcos desta história. Para o Arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, Dom Walmor Azevedo de Oliveira, a comunhão e a colegialidade são marcas da organização ao longo destes anos.

Ao anunciar o Ano Jubilar de 14 de outubro de 2021 a 14 de outubro de 2022, o presidente da CNBB aponta a sinodalidade como um jeito de caminhar e como um traço que vai desafiar o modo de se reinventar da entidade nos próximos anos.

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.