Igreja

Conheça três santos padroeiros da maternidade

São Domingos Sávio, São Geraldo Majella e Frei Galvão estão entre os intercessores para obter a graça em ser mãe ou para a proteção durante a gravidez

Escrito por Alberto Andrade

06 MAI 2024 - 13H50

Shutterstock

Para a nossa fé católica, ser mãe é uma vocação, um chamado de Deus. Assim como a vida religiosa, na maternidade temos uma consagração, uma verdadeira entrega amorosa, um sacrifício por amor aos filhos. O amor de mãe é inexplicável sim, pois ela é capaz de amar a todos os filhos da mesma forma e a cada um, conforme suas necessidades e jeito de ser, pois todos são seus preferidos.

Muitas mulheres querem engravidar mas tem complicações com a saúde e outras dificuldades, ou já estão grávidas e passam por tribulações e muitos medos durante a gestação. Por isso, e também por estarmos no mês das mães e de Nossa Senhora, exemplo de maternidade e obediência para todos nós, listamos três santos católicos para que você possa pedir a intercessão deles para que seja feita a vontade de Deus nesta linda vocação. Confira!

São Domingos Sávio

Wikipedia
Wikipedia


Celebrado neste 6 de maio, este intercessor é conhecido por ser veículo da graça de Deus para as mães, pois sua irmã Teresa descreveu que Domingos pediu permissão para Dom Bosco ir para sua casa. Seu formador perguntou a razão para a visita, e o menino respondeu. “Minha mãe está muito delicada e a Virgem quer curá-la”.

O salesiano, sempre inspirado por Deus e ciente dos dons de Domingos, deu dinheiro para que seu aluno pudesse visitar seus pais. A mãe de Domingos estava grávida e sofrendo com fortes dores. Quando o jovem chegou para vê-la, a abraçou fortemente, a beijou e depois obedeceu a sua mãe, que lhe tinha pedido que fosse com uns vizinhos.

Quando o médico chegou, a mãe de Domingos estava com a saúde recuperada e, enquanto os vizinhos a atendiam, viram em seu pescoço uma fita verde que estava unida a uma seda dobrada e costurada como um escapulário. E no dia da visita do menino, 12 de setembro de 1856, sua irmã Catarina nasce em perfeitas condições.

São Domingos pediu para que sua mãe guardasse o escapulário e o emprestasse para mulheres que sofriam o mesmo que ela. Muitas afirmaram ter obtido a graça da maternidade através do sacramental e também pela intercessão de São Domingos Sávio.

Oração a São Domingos Sávio

Ó glorioso e santo Menino, tu, que por inspiração da Virgem Imaculada levaste à tua mãe imediato alívio às suas dores, por meio de uma misteriosa fita que lhe colocaste ao pescoço, atende ao ardente desejo desta tua devota, que humildemente recorre à tua intercessão. Alcança-me da Virgem Maria, Mãe de Jesus, a graça da maternidade. Assiste-me no perigo instante, para que, auxiliada pela tua intercessão, possa, cheia de alegria, render a Deus e à sua Mãe Santíssima infinitas graças. Desde já coloco sob tua valiosa proteção a criatura que Deus me dará. Alcança-me a graça de vê-la crescer no santo temor de Deus, para que, conhecendo-o e servindo-o durante a vida, possa, juntamente com os demais de sua família, gozá-lo para sempre no céu. E que assim seja, Amém!

São Geraldo Majella

Com mais detalhes no site dos Missionários Redentoristas, você pode conhecer mais a respeito do irmão que era procurado por mães que buscavam engravidar ou passavam por uma gestação de risco, e que dois milagres marcam a história de São Geraldo com as mães, gestantes e crianças.

Milhares de mães tem experimentado o poder de São Geraldo. Muitos hospitais dedicam a ele a ala da maternidade e dão a seus pacientes, medalhas e santinhos de São Geraldo. Milhares de meninos recebem o nome de Geraldo dos pais, convencidos de que foi a intercessão dele que os ajudou para que nascessem sadios. Separamos duas orações pedindo a intercessão de São Geraldo para as futuras mães e para as mulheres que passam dificuldades durante a gestação.

Montagem Rafael Camargo/A12
Montagem Rafael Camargo/A12


Oração pelo dom da maternidade

Ó São Geraldo, poderoso intercessor junto de Deus, peço-lhe ajuda com muita confiança: torne o meu amor frutífero, santificado pelo sacramento do matrimônio e conceda-me a alegria da maternidade; faça isso junto com a criança que você me dá, e que eu possa sempre louvar e agradecer a Deus, a origem e fonte da vida. Amém.

Para uma gravidez em situação de risco

Ó poderoso São Geraldo, sempre solícito e atento às orações das mães em dificuldade, escuta-me, peço-te, e ajuda-me neste momento de perigo para a criança que carrego no ventre; proteja-nos para que, em plena serenidade, possamos passar esses dias de ansiosa espera em perfeita saúde, e agradecer a proteção que nos foi concedida, sinal de sua poderosa intercessão com Deus. Amém.

Frei Galvão

O primeiro Santo nascido no Brasil tem ligação direta com as graças de Deus relacionadas à maternidade. O franciscano já tinha sido beatificado em 1998 por São João Paulo II. Para a canonização, foi comprovado o milagre da professora Sandra Grossi de Almeida, foi comprovado o milagre da professora Sandra Grossi de Almeida, que já havia sofrido três abortos espontâneos e praticamente tinha desistido da ideia de ter filhos, por causa da má formação do seu útero.

Após adotar a menina Isabela, Sandra ficou grávida e lembranças ruins da gravidez anterior voltaram a atormentá-la. Uma amiga levou a novena do beato Frei Galvão, e após rezar, Sandra não tinha mais sangramentos e dores e rezou outra novena pedindo para que o filho viesse ao mundo, se fosse da vontade de Deus. Em todas as etapas da gestação Sandra começava uma nova novena e orava a Frei Galvão. Ela perdeu as contas do número de novenas que fez e de quantas pílulas tomou.

Os médicos eram realistas com Sandra, dizendo que "Você deve conseguir segurar o bebê apenas até o quarto mês". Mas em 11 de dezembro de 1999, após 32 semanas de gestação, Enzzo nasceu com problemas respiratórios. No dia seguinte ao parto, Enzzo simplesmente arrancou sozinho o tubo que o ajudava a respirar e começou a respirar sem a ajuda de aparelhos.

João Paulo da Silva Ferreira - Santuário Frei Galvão
 João Paulo da Silva Ferreira - Santuário Frei Galvão


Oração de Frei Galvão

Deus de amor, fonte de todas as luzes, que cumulastes de bênçãos o vosso Santo Antônio de Sant’Ana Galvãonós vos adoramos e glorificamos, e vos agradecemos, porque nele fizestes maravilhas. Ele, Senhor, por vossa inspiração, criou para o vosso povo sofrido aquelas Pílulassinal de vossa compaixão para com os irmãos enfermos, sinal seguro da mediação da Virgem Maria Imaculada; alcançai-nos, pela intercessão de Vossa Mãe, e do Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, que nós, ao tomarmos com fé e devoção estas Pílulas, consigamos a graça desejada (pedir a graça), e procuremos conhecer sempre mais o Evangelho que ele viveu, cultivando com amor a vida Eucarística. Ó Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, rogai por nós junto a Maria, para que obtenhamos do Pai Celeste a vida plena no amor da Santíssima Trindade. Amém!


Peça também a intercessão de Nossa Senhora do Bom Parto


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...