Conhecendo os Evangelhos compreende uma série de artigos interpretativos.
Em cada artigo será apresentada uma passagem bíblica e uma reflexão.
EVANGELHO – Lc 10, 1-9
“Depois disso, designou o Senhor ainda setenta e dois outros discípulos e mandou-os, dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir. Disse-lhes: A messe é grande, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande mais operários! Ide. Eis que vos envio como cordeiros entre lobos. Não leveis bolsa, nem mochila, nem calçado, e a ninguém saudeis pelo caminho. Em toda casa em que entrardes, dizei primeiro: Paz a esta casa! Se ali houver algum homem pacífico, repousará sobre ele a vossa paz; mas, se não houver, ela retornará para vós. Permanecei na mesma casa, comei e bebei do que eles tiverem, pois o operário é digno do seu salário. Não andeis de casa em casa. Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei o que vos servir. Curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: O Reino de Deus está próximo”.
REFLEXÃO
A narrativa de Lucas sobre o envio dos discípulos por parte do Mestre Jesus é simplesmente encantadora para os dias de hoje! Como evangelizar? Como pregar o Evangelho num mundo totalmente distinto daquele em que o Cristo estava inserido?
“Ide, eis que vos mando como cordeiros entre lobos!”. Essa é uma frase intrigante, mas que soa compreensível, quando nos remetemos aos perigos aos quais o movimento cristão nascente estava exposto, naquela época de efervescências. Não era fácil ser cristão! Nem mesmo havia uma clareza entre ser cristão e ser judeu! Os desafios eram muitos!
“Precisa-se de uma sandália, de um cajado e do necessário para testemunhar a simplicidade e a grandeza da missão de Jesus, mesmo que não se diga sequer uma palavra”.
Hoje, os problemas continuam gigantescos, porque também não há uma distinção clara entre ser cristão e dizer-se cristão. Passamos por momentos difíceis no processo de evangelização. Não sabemos o que falar, não sabemos o que anunciar. Às vezes, anunciamos a nós mesmos; outras, anunciamos os nossos interesses! Mas, e o Evangelho? E a Boa-Nova trazida pelo Cristo?

Para ser um grande pregador, não é necessário sair anunciando para multidões. Precisa-se de uma sandália, de um cajado e do necessário para testemunhar a simplicidade e a grandeza da missão de Jesus, mesmo que não se diga sequer uma palavra. Evangelizar, hoje, está ligado muito mais aos exemplos de amor que devemos dar à sociedade. Deixar transparecer o rosto amoroso de Deus a todas as pessoas que já não acreditam no projeto de salvação de Nosso Senhor!
Os 72 enviados daquela época são o exemplo de como temos de agir para tocar o coração e a vida das pessoas. Não saio de minha casa para converter, para impor, para oprimir. Saio de minhas “terras” somente para testemunhar o Amor de Deus àqueles com os quais eu me encontrar! Eis a beleza da missão! Sair das terras significa evangelizar, profetizar e testemunhar nas realidades de sua vida: no seu trabalho, no seu lazer e no seu mundo!

Hoje, lembramo-nos, também, dos cristãos mártires espalhados por todo o globo! Quantos são mortos porque professam a sua fé em Cristo? Em alguns países, não é fácil ser cristão. São verdadeiras ovelhas sendo dilaceradas por lobos famintos. Lobos da intolerância; lobos do fanatismo; lobos da indiferença com o ser humano!
Entre 1 de outubro de 2022 e 30 de setembro de 2023, 4.998 cristãos foram mortos por amarem e seguirem a Cristo no mundo, principalmente por causa de perseguição religiosa dos islâmicos extremistas, dados retirados de uma Instituição que apoia os cristãos pelo mundo (Portas Abertas Internacional).
Mas esse é o número de mortes oficiais, ou seja, que chegam aos ouvidos das autoridades! E quantos outros cristãos não estão sendo assassinados nas catacumbas e nos porões da humanidade? Que Jesus dê forças para que nenhum de seus seguidores desfaleça com o peso da cruz, mas que todos consigam vencer a crucifixão para desfrutar da Ressurreição!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.