Leia MaisMensagem de Fé com Dom Orlando Brandes: Dia de São LucasSão Lucas, patrono da MariologiaSão Lucas, autor do terceiro Evangelho e dos Atos dos Apóstolos, era membro da primeira comunidade cristã e esteve muito próximo de todos os acontecimentos salvíficos, apesar de não os ter vivido diretamente.
Ele foi discípulo de São Paulo e, por isso, escreve o seu Evangelho bebendo profundamente de toda a teologia paulina, o que também ficara claramente explícito nos Atos dos Apóstolos, primeiro livro sobre a história da Igreja.
São Lucas, cujo nome significa “portador de luz”, foi introduzido na fé por volta do ano 40. Foi educado na literatura e na medicina. Ele foi médico e, por isso, se tornou também padroeiro destes profissionais. A Igreja celebra a memória litúrgica de São Lucas Evangelista no dia 18 de outubro.

Ele não conheceu pessoalmente a Jesus. Porém, por meio da partilha de amigos e principalmente da Virgem Maria, chegou a conhecê-Lo, especialmente porque deixou que Ele vivesse dentro da sua existência, segundo o conselho de São Paulo: “Não sou eu quem vive, é Cristo que vive em mim”.São Lucas é espelho para o amor filial a Maria
Um detalhe é que foi a Maria que Lucas dedicou o início do seu Evangelho, por meio da passagem do anúncio do Anjo. São Lucas traça a biografia da Virgem e fala da infância de Jesus. Ele traz os segredos da Anunciação, da Visitação e do Natal, dando a entender que tenha conhecido Maria pessoalmente.
O Papa Bento XVI, na Audiência Geral de 14 de março de 2012, disse algumas palavras sobre São Lucas, especialmente ressaltando a importância da oração:
“Nestes dois livros, um dos elementos recorrentes é precisamente a oração, de Jesus e de Maria, dos discípulos, das mulheres e da comunidade cristã. O caminho inicial da Igreja é ritmado, antes de tudo, pela obra do Espírito Santo, que transforma os Apóstolos em testemunhas do Ressuscitado até a efusão do Sangue, e pela rápida difusão da Palavra de Deus rumo ao Oriente e ao Ocidente. Todavia, antes que o anúncio do Evangelho se propague, Lucas cita o episódio da Ascensão do Ressuscitado”.

A tradição diz que ele morreu como um mártir, pendurado em uma árvore na Acaia. É representado com um livro ou como um touro alado, pois inicia o Evangelho falando do templo onde eram imolados os bois, e começa com o sacrifício do sacerdote Zacarias.
Para terminar, penso que, por meio da vida e obras de São Lucas, podemos nos espelhar principalmente no amor filial a Maria, e como podemos aprender com Ela a abertura à ação do Espírito Santo, para sermos homens e mulheres de oração.
Como nos diz o Papa Bento XVI, na mesma Audiência mencionada anteriormente:
“Se não há Igreja sem Pentecostes, também não há Pentecostes sem a Mãe de Jesus, porque Ela viveu de modo único aquilo que a Igreja experimenta todos os dias, sob a ação do Espírito Santo”.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...