Por Redação A12 Em Igreja

Diocese de Ihéus (BA) celebra centenário neste domingo

Com o tema ‘Rumo aos 100 anos’ e lema ‘O que vimos e ouvimos, nós anunciamos’, a Diocese de Ihéus (BA) iniciou em 2010 uma grande festa jubilar em comemoração ao centenário de sua criação, que se encerra neste domingo (20), dia da criação da diocese.

Presidirá a Solene Celebração Eucarística, às 15h, na Praça da Catedral, o Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Aniello. Também estarão presentes o Cardeal Primaz do Brasil e arcebispo da Arquidiocese de Salvador, dom Murilo Krieger, o bispo Auxiliar da Arquidiocese de Salvador, dom Giovanni Crippa, entre outros. 

O bispo diocesano, Dom Mauro Montagnoli, em mensagem para a celebração, destacou a alegria pela passagem do centenário:

“Estamos comemorando, com muita fé, alegria e esperança, o Jubileu dos cem anos da criação da Igreja Católica que está em Ilhéus, BA. A celebração do jubileu é para a nossa Igreja Particular um grande hino de louvor e de gratidão a Deus por todas as maravilhas que Ele fez no meio de nós durante esses cem anos”.

Para o bispo, a celebração favorece ainda uma oportunidade especial para que o espírito missionário e o ardor evangelizador sejam reanimados na diocese:

“A celebração do jubileu nos convoca a reassumir nosso compromisso em meio às perplexidades do mundo contemporâneo, de maneira criativa e evangélica. Pede, sobretudo à Igreja, a transparência do testemunho, a audácia da profecia, a firmeza da esperança. Por isso, como diocese centenária, e celebrando o jubileu de sua criação, queremos glorificar, bendizer e agradecer a Deus pelas maravilhas que Ele tem realizado em meio ao nosso povo formado por várias etnias que acolheram e vivem o Evangelho de Jesus Cristo, nosso Senhor, Redentor e Libertador”.

“Sob a proteção da Virgem Maria, Nossa Senhora das Vitórias e de São Jorge, mártir, somos convocados a viver intensamente a utopia jubilar, a empenhar-nos com novo alento e ardor na vivência da nossa vocação batismal na Igreja diocesana, a dar efetividade à missão profética e missionária em nossas paróquias e comunidades, e a continuar alimentando o nossos compromisso evangélico na escuta da Palavra de Deus e na partilha da Eucaristia, para que o que vimos e ouvimos, nós possamos anunciá-lo”, finalizou Dom Mauro.

A diocese baiana foi criada em 20 de outubro de 1913 pelo papa Pio X, com a bula ‘Majus animarum bonum’ (Para o maior bem das almas), sendo desmembrada da Arquidiocese de São Salvador da Bahia.  

Neste domingo, haverá atividades durante todo o dia. Às 9h, acontece uma caminhada, com concentração na Avenida Soares Lopes, que encerra na Catedral com adoração eucarística e bênção do Santíssimo. Às 13h, os fiéis participam de show com o grupo ‘Cantores de Deus’, e às 15h, a diocese encerra a celebração jubilar com a Solene Celebração Eucarística.

Ao todo, a diocese administra 40 paróquias, sendo treze sediadas na própria cidade. 

Publicação 

Como parte das comemorações do centenário da diocese, foi lançado, na última quinta-feira (17), o livro ‘Diocese de Ilhéus 100 anos de História’, organizado pela professora e doutora Janete Ruiz Macedo e pelo Centro de Documentação e Memória Regional da Universidade Estadual de Santa Cruz. 

 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...