Por Redação A12 Em Igreja

Diocese de Macapá festeja padroeiro, São José, patrono da Igreja Católica

Igreja de São José MacapaNesta quarta-feira (19), a Igreja celebra a Solenidade de São José, Padroeiro da Igreja católica. A data é celebrada com especial devoção pelos fiéis da Diocese de Macapá e também em todo o Estado amapaense, que tem no Pai de Jesus o seu patrono e padroeiro. 

A tradicional festa na Diocese de Macapá que começou no início deste mês encerra nesta quinta-feira com a celebração da festa de sua memória litúrgica. O tema deste ano "Pais, educadores da fé e do amor" e o lema "Não tenhas medo, José", buscou "exortar os pais a não terem medo de anunciar e levar Cristo até o seio familiar, e a educarem os filhos sob a luz da fé e do amor, em meio às adversidades e desafios dos dias atuais", destaca nota da Diocese. A comemoração celebra ainda os 254 anos de fundação da Igreja São José. 

Durante o período de preparação para a solenidade, a diocese realizou uma peregrinação com a imagem do padroeiro em toda a cidade. Com esta peregrinação, a Diocese quis manifestar o seu desejo de "ir ao encontro dos devotos que residem mais distante das igrejas matrizes das paróquias" e de visitar "as comunidades de periferia". Além da peregrinação, um novenário que começou no dia 10 de março, reuniu as diversas expressões da Igreja local. 

Neste último dia da festividade, os fiéis são convidados a participar de uma Missa solene na Catedral e, em seguida, de procissão até a antiga Igreja de São José. O momento celebrativo encerra com adoração eucarística e Missa de encerramento da festa às 19h00. 

Tombamento estadual 

A Igreja de São José, a edificação mais antiga do Estado, poderá ganhar o título de Patrimônio Histórico e Cultural. O projeto aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa do Estado aguarda sanção do governador. 

A Catedral de São José é visitada diariamente por turistas e pela população, bprincipalmente nos meses de março e no mês de outubro, durante o Círio de Nazaré.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.