Por Redação A12 Em Igreja

Dom Anuar Battisti fala sobre a Pastoral e a Copa do Mundo

A Pastoral do Turismo já está se preparando para aproveitar a ocasião da Copa do Mundo em 2014 e realizar ações concretas de acolhida aos turistas.

No último dia 10 de setembro, em Brasília (DF), ocorreu a segunda reunião do Grupo de Trabalho da Pastoral do Turismo para definir os próximos passos das ações de preparação para a Copa no Brasil.

O bispo referencial da Pastoral do Turismo Dom Anuar Battisti, em entrevista ao A12.com, falou sobre as expectativas para o grande evento esportivo.

Confira a entrevista:

A12.com - Quais as principais questões abordadas na última reunião do Grupo de Trabalho da Pastoral do Turismo?

Dom Anuar - Esta foi a segunda reunião deste grupo de trabalho, constituído para encaminhar a criação de uma coordenação nacional e atender a uma solicitação do Conselho Permanente da CNBB, em marcar presença como Igreja no evento Copa do Mundo.


Nesta última reunião decidimos nos reunir nos dias 16 e 17 de outubro deste ano, com dois representantes de cada cidade sede dos jogos, para a elaboração de material de acolhida e de acompanhamento religioso dos turistas. Também foi sugerido um encontro nacional da Pastoral do Turismo Religioso, previsto para setembro de 2014.

Foto de: CNBB

Dom Anuar - Arcebispo de Maringá (SC)

A12.com - Na Copa do Mundo, quais devem ser as ações da pastoral?

Dom Anuar - Na reunião de outubro, vamos decidir juntos as ações concretas, levando em consideração o turista, os trabalhadores do turismo e a comunidade que acolherão esses turistas. Acreditamos que esses aspectos devem ser considerados em todas as ações da Pastoral do Turismo Religioso. 


A12.com - Sendo o Brasil o país sede da Copa em 2014, qual a principal preocupação da pastoral do Turismo? Ao mesmo tempo qual a principal vantagem em receber esse grande evento no país?

Dom Anuar - Somos hoje um país cristão católico e queremos manifestar aos turistas a característica bem brasileira  que é a hospitalidade, acolhida para quem chega em nossa casa. Ao mesmo tempo, sugerimos que a CNBB elabore uma cartilha de orientação sobre os aspectos positivos e negativos de um evento desta envergadura. 


A12.com - Quais os direcionamento para a paróquia, comunidade que deseja engajar o trabalho da Pastoral do Turismo?

Dom Anuar - Hoje já existe em todos os santuários um trabalho de acolhida e acompanhamento dos romeiros, que são peregrinos na fé. Lugares privilegiados do Turismo Religioso, que na maioria das vezes os turistas peregrinos levam no coração, como experiência religiosa, o amor com que são acolhidos. Assim, nas nossas Catedrais, Santuários, lugares de Peregrinação podem e devem ser formadas pessoas do local para acompanhar, acolher os turistas, pessoas que estão visitando esses locais, que entram e saem sem nenhum contato humano. A pastoral do Turismo acontece na comunidade local a partir das iniciativas locais, sempre levando em consideração a hospitalidade e acolhida.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...