Por Redação A12 Em Igreja

Dom Octavio Chagas de Miranda tem história registrada em site

Foto de: Arquivo da Cúria

Dom Octávio Chagas de Miranda

Dom Octávio Chagas de Miranda
*1881  +1959

A Arquidiocese de Pouso Alegre (MG) celebra em 2016 os 100 anos da chegada e posse de Dom Octávio Chagas de Miranda, o seu terceiro bispo. Para comemorar a data, a arquidiocese lançou um site com diversos fatos históricos e fotografias de Dom Octávio. Homem de muitas qualidades, muito contribuiu para o crescimento e desenvolvimento dessa Igreja particular no Sul de Minas Gerais. 

A celebração do jubileu foi um pedido do Arcebispo Metropolitano, Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., que quer reforçar a importância da atuação pastoral do bispo para a arquidiocese.

A relação de Dom Octávio com Pouso Alegre começou muito cedo. Ainda muito jovem, como seminarista, foi o braço direito de Dom João Batista Corrêa Nery, o primeiro bispo de Pouso Alegre. Exerceu nessa época um importante trabalho como chanceler da Mitra. 

“Octávio, na realidade, parecia um velho e experiente economista dirigindo os negócios materiais de uma diocese. A situação financeira do Novo Bispado, desde seu início, já não foi nada lisonjeira”, escreveu o cônego José Augusto de Carvalho (in memoriam), em 1981, no livro “Uma vida dedicada à Igreja em Pouso Alegre: centenário de Dom Octávio Chagas de Miranda”, que celebrava os 100 anos de nascimento do bispo. 

Dom Octávio Chagas de Miranda foi nomeado bispo no dia 14 de fevereiro de 1916, tendo sido ordenado no dia 04 de junho do mesmo ano. Iniciou o seu ministério episcopal no dia 29 de julho de 1916. O bispo ordenante foi o próprio Dom Nery.  

Dom Octávio governou a Diocese por 43 anos. Foi dele a decisão de construir a nova Catedral. Nasceu no município de Campinas (SP) no dia 10 de agosto de 1881 e faleceu no dia 29 de outubro de 1959.

Acesse o site. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.