dom-orlando-brandes (Gustavo Cabral/ A12)
Gustavo Cabral/ A12
Igreja

Dom Orlando Brandes faz balanço dos quatro anos em Aparecida

Escrito por Eduardo Gois

21 JAN 2021 - 08H29 (Atualizada em 21 JAN 2021 - 09H28)

O Arcebispo de Aparecida (SP), Dom Orlando Brandes, fala aos leitores do A12 sobre o período de quatro anos à frente da Arquidiocese que abrange cinco cidades paulistas: Aparecida, Potim, Roseira, Guaratinguetá e Lagoinha. Neste tempo, preocupou-se com a questão da espiritualidade do clero, buscando sempre fazer visitas pastorais em todas as paróquias e comunidades, fez assembleias para estudar melhor a realidade da Arquidiocese, criou grupos bíblicos de reflexão, formou lideranças.

No vídeo, você verá também que o Arcebispo fala em criações de novas pastorais ou no reavivamento de outras já existentes. Entre as perspectivas, está a intenção de criar mais consciência ecológica e incentivar novas vocações.

Dom Orlando também comentou sobre realidades diferentes num curto período. Primeiro, o fato de ter chego em Aparecida no período de plenas comemorações do Jubileu de 300 anos do encontro da Imagem de Aparecida, depois, a realidade atual de enfrentamento da Covid-19, que traz e trouxe desafios importantes de adaptação, tanto no Santuário Nacional quanto na Arquidiocese de uma maneira geral.

Ele também falou sobre a ligação telefônica que o Papa Francisco lhe fez por conta da pandemia e o seu entusiasmo em receber com carinho as palavras do Santo Padre. "O Papa acompanha muito a situação em todo mundo e queria saber de toda a realidade".

Francisco também recordou a Dom Orlando as duas vezes que esteve em Aparecida na V Conferência Episcopal Latino-americana, em 2007, e a sua visita em 2013 por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) realizada na cidade do Rio de Janeiro.

São Frei Galvão também ganha destaque e carinho do Arcebispo. O primeiro Santo brasileiro tem seu santuário em Guaratinguetá e, atualmente, atrai pessoas de todo o Brasil. "Verdadeiramente vamos colocar todo o nosso coração e o nosso empenho na construção de um novo santuário para São Frei Galvão", comenta.

Para finalizar, o Arcebispo agradeceu a vida consagrada e a riqueza das 28 congregações religiosas que ajudam com o seu serviço na Arquidiocese. "Aqui é uma pequena Roma, pela quantidade de vocações e variedade de carismas que aqui se encontram", disse Dom Orlando.

Veja o vídeo na íntegra!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Eduardo Gois, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.