Igreja

Dom Walmor diz que fé é a base do cristianismo verdadeiro

Seis dicas para te ajudar a pensar na fé como experiência e, assim, trilhar o caminho da autenticidade cristã

Escrito por Redação A12

26 JAN 2022 - 10H49 (Atualizada em 26 JAN 2022 - 11H18)

Thiago Leon

Estamos vivendo um cristianismo torto”. Assim observou o arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, em uma entrevista à Rádio Vaticano, durante sua estada em Roma para atividades ligadas à Congregação para a Doutrina da Fé.

Ao analisar as razões do crescimento do pentecostalismo no País, dom Walmor afirmou que a Igreja no Brasil está atenta ao movimento definido por ele como “pentecostalização” e “protestantização” do povo.

O presidente da CNBB afirmou que as mudanças no cristianismo brasileiro já vêm acontecendo ao longo das últimas décadas, mas se acentuou nos anos passados. Para dom Walmor, essa transformação cultural e religiosa está sendo bem explorada e estudada, inclusive pela própria CNBB. “São muitos estudos e muitas pesquisas sérias, mas muitas vezes também afirmações que são precipitadas e que merecem análise mais profunda”, disse o arcebispo.

Dom Walmor também ressaltou a preocupação da CNBB para almejar um Brasil cristão católico, com uma vida de fé autêntica.

Um cristianismo que se baseia na 'teologia da prosperidade' é um 'cristianismo torto'. Um cristianismo que não se baseia na solidariedade universal e na fraternidade é um cristianismo 'torto'. Um cristianismo que não olha a experiência profunda de se debruçar sobre os pobres e sofredores, é 'torto'. Um cristianismo que não projeta luzes numa reorganização da sociedade é 'torto'. Um cristianismo que também não devolve esperança e alegria de viver numa fé profunda é 'torto'”, definiu ele.

Como desafio neste terceiro milênio, ele apontou a necessidade de promover a fé como experiência. “Não é a fé apenas como conservação intelectual, racional e doutrinal. É a fé como uma experiência, uma experiência que toca a vida das pessoas”, destacou.

control_point Para te ajudar a pensar na fé como experiência e, assim, trilhar o caminho da autenticidade cristã, o missionário redentorista padre Camilo Junior lista seis dicas:

1 - Estudo da Palavra de Deus, fazer dela um alimento diário;

2 – Assumir uma vida de Oração. Rezar e ter consciência da presença de Deus em nossa vida;

3 - Ter a vivência sacramental, principalmente da Eucaristia;

4 - Ter devoção aos santos, em especial a Maria;

5 - Levar uma vida fraterna em comunidade;

6 - Ser caridoso e deixar que o amor de Cristo conduza nossa vida.

Assista o VT na íntegra arrow_downward


Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...