Igreja

Entrevista: Dom Alí Herrera fala sobre cultura do cuidado e proteção

Em entrevista exclusiva ao Portal A12, Dom Luis Manuel Alí Herrera, que ocupa o cargo de secretário da Pontifícia Comissão para a Tutela de Menores, esclarece o compromisso da Igreja com a proteção de menores.

Linkedin

Escrito por Elisangela Cavalheiro

14 JUN 2026 - 10H00

Reprodução A12

A Igreja Católica tem feito um grande esforço diante do dever do cuidado e proteção de menores e adultos vulneráveis e o acompanhamento das vítimas no âmbito da Igreja.

Em entrevista exclusiva ao Portal A12, Dom Luis Manuel Alí Herrera, que ocupa o cargo de secretário da Pontifícia Comissão para a Tutela de Menores, esclarece o compromisso da Igreja com a proteção de menores e a contribuição do processo de escuta sinodal para as políticas de prevenção. Ele também fala sobre o trabalho da última versão das Diretrizes Universais que serão entregues ao Papa Leão XIV e representam um conjunto de políticas em vista de tornar a Igreja um lugar cada vez mais seguro. 

Cultura do cuidado e proteção aos menores 

Em março deste ano, Papa Leão XIV discursou aos membros da comissão em sua assembleia, lembrando que a missão desse organismo não se trata apenas de um “conjunto de protocolos ou procedimentos” e sim de formar em toda a Igreja uma “cultura do cuidado” capaz de ser entendida como uma “expressão natural de fé”.

Na entrevista, Dom Alí fala sobre como o processo sinodal pode contribuir para que essa “cultura do cuidado” seja realidade na Igreja.

“Quando falamos de políticas de prevenção, de protocolos de prevenção, devemos começar desde a base. Não é importante apenas que os líderes, neste caso os bispos, mas também todas as lideranças de comunidades católicas estejam envolvidos. Também é importante que aqueles que trabalham diariamente com crianças e adolescentes e pessoas vulneráveis, tomem consciência de que em suas mãos está a busca por uma Igreja segura, uma Igreja onde a cultura do cuidado se torne realmente uma realidade. É a razão pela qual, para nós, é importante a metodologia de cascata, ou seja, o que dizemos em um momento aos líderes, depois tem que ser necessariamente replicado nas comunidades de base, caso contrário, não funciona”, reflete.


:: Bispos do Brasil falam sobre a proteção de menores e vulneráveis


Diretrizes Universais para a proteção de menores na Igreja

Dom Alí explicou que a Pontifícia Comissão tem como uma de suas prioridades entregar ao Papa Leão XIV até o fim deste ano as Diretrizes Universais. Esse documento pastoral servirá para ajudar as Igrejas locais, ou seja, as dioceses, na missão de prevenir abusos e no cuidado das vítimas. “É um documento que será um ponto de partida, ou seja, esperamos que ele seja cada vez mais enriquecido”.

Dom Alí Herrera possui formação na área da psicologia e está na Pontifícia Comissão desde 2022, quando foi nomeado pelo Papa Francisco como membro e depois, em 2024, como secretário. Entenda mais sobre o trabalho da Pontifícia Comissão no site www.tutelaminorum.org.


Confira a entrevista na íntegra:



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...

Enviar por e-mail