A experiência vivenciada pela Cáritas da Arquidiocese de Passo Fundo com o Fundo de Solidaridade foi publicada recentemente em um livro.
A proposta para elaborar esse material surgiu da própria Cáritas Brasileira, em 2012, quando ofereceu uma oficina de sistematização de experiências vividas nas dioceses e sugeriu que fosse sistematizada a experiência de um FDS, a ser definido pelo Conselho Gestor da Região. Em junho do mesmo ano, no IV Encontro do Conselho Gestor da Região Sul, o Fundo Arquidiocesano de Solidariedade de Passo Fundo (RS) foi escolhido para a sistematização.
A experiência do FDS de Passo Fundo surgiu como uma possibilidade viável e interessante para a sistematização. Não apenas pelas estratégias de gestão utilizadas, que eram consideradas significativas e importantes no que tange ao critério de replicabilidade, mas também pelo fato de não ter sido sistematizado, nos moldes propostos por este projeto, em nenhum outro momento, diferentemente de outros Fundos Diocesanos da Região.
Criado no ano 2000, o FDS de Passo Fundo já apoiou 181 iniciativas, ajudando aproximadamente 30.000 pessoas. Segundo Luiz Costella, da Coordenação da Cáritas Arquidiocesana e membro do Conselho Gestor do FDS, “é uma alegria e realização ver o FDS da Igreja da Arquidiocese sendo uma referência nacional, mas também isso só aumenta a nossa responsabilidade quanto a uma boa gestão, transparência e solidariedade”.
O livro foi elaborado e editado em conjunto com a SENAES/MTE (Secretaria Nacional de Economia Solidária) e CAMP (Centro de Assessoria Multiprofissional).
Confira o livro no link: www.caritaspf.com.br/fds/livro e veja mais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.