Igreja

Há 153 anos, São José era proclamado Patrono da Igreja

Papa Pio IX documentou que o culto ao pai adotivo de Jesus é superior aos demais santos e que ele é guardião dos povos cristãos

Escrito por Alberto Andrade

08 DEZ 2023 - 09H10 (Atualizada em 08 DEZ 2023 - 12H46)

Wikipedia

A Igreja Católica celebra a Solenidade de São José oficialmente no dia 19 de março. 

O filho da raiz de Davi, assim como Nossa Senhora, também recebeu a visita e a anunciação do anjo, a qual não temos falas de José, mas um simples e forte “fez como o anjo do Senhor lhe ordenara” (Mt 1, 24). Assim, sem uma palavra dita, conhecemos São José como o homem justo, que cumpriu em todos os momentos a vontade do Senhor.

Leia MaisVirtudes de São José como pai adotivo de JesusA vocação de São José segundo o Papa FranciscoMas nesse dia 8 de dezembro, além da Solenidade da Imaculada Conceição, também celebramos os 153 anos da publicação do decreto Quemadmodum Deus (Da mesma maneira que Deus) pelo Papa Pio IX, que no texto ressaltou as qualidades do pai terreno de Jesus.

“Por esta sublime dignidade, que Deus conferiu a este fidelíssimo servo seu, a Igreja teve sempre em alta honra e glória o Beatíssimo José, depois da Virgem Mãe de Deus, sua esposa, implorando a sua intercessão em momentos difíceis”, diz um trecho da publicação de 1870.

O Santo Padre também descreveu como José, sendo guardião de tesouros preciosos para nossa fé, merece ser declarado como Patrono da Igreja Universal.

“De fato, ele teve como sua esposa a Imaculada Virgem Maria, da qual nasceu pelo Espírito Santo, Nosso Senhor Jesus Cristo, que perante os homens dignou-se ter sido considerado filho de José, e lhe foi submisso. E Aquele que tantos reis e profetas desejaram ver, José não só viu, mas com Ele conviveu e com paterno afeto abraçou e beijou; e, além disso, nutriu cuidadosamente Aquele que o povo fiel comeria como pão descido dos céus para conseguir a vida eterna”.

Vatican Media
Vatican Media


Para celebrar os 150 anos da proclamação, o Papa Francisco escreveu a carta “Patris corde” e instaurou o Ano de São José, entre dezembro de 2020 e dezembro de 2021.

“Quantos pais, mães, avôs e avós, professores mostram às nossas crianças, com pequenos gestos do dia a dia, como enfrentar e atravessar uma crise, readaptando hábitos, levantando o olhar e estimulando a oração! Quantas pessoas rezam, se imolam e intercedem pelo bem de todos. Todos podem encontrar em São José — o homem que passa despercebido, o homem da presença quotidiana discreta e escondida — um intercessor, um amparo e uma guia nos momentos de dificuldade.

São José lembra-nos que todos os que estão, aparentemente, escondidos ou em segundo plano, têm um protagonismo sem paralelo na história da salvação. A todos eles, dirijo uma palavra de reconhecimento e gratidão”, disse Francisco na carta.

Além de Pio IX, outros Papas concederam títulos a São José:

Pio XII, em discurso às Associações Cristãs dos Trabalhadores Italianos, em 1º de maio de 1955, declarou São José como padroeiro dos Operários“porque o humilde artesão de Nazaré não só personifica junto a Deus e à Santa Igreja a dignidade do trabalhador, mas é também sempre providente guardião vosso e de vossas famílias.

São João Paulo II, na exortação apostólica Redemptoris custos, em 15 de agosto de 1989, declarou São José como o Guardião do Redentor — “aquele a quem Deus ‘confiou a guarda dos seus tesouros mais preciosos’. É para mim uma alegria cumprir este dever pastoral, no intuito de que cresça em todos a devoção ao Patrono da Igreja universal e o amor ao Redentor”.


Padre Camilo explica quem foi São José


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...