Hoje, 12 de novembro, a Igreja faz memória de São Josafá Kuncewycz, o “santo da unidade”, um Bispo que derramou seu sangue para defender a unidade em Cristo, dando sua vida para pregar a Palavra do Salvador.
Em tempos marcados por divisões e conflitos, sua história continua atual. O amor do Santo pela Fé Católica era tanto que ele preferiu perder a vida a perder o amor por Cristo.
O Santo foi perseguido por defender com firmeza a conversão a Jesus Cristo, a autoridade do Papa e a comunhão da Igreja na região onde morava, território que hoje compreende a Polônia, Lituânia, Ucrânia e Bielorrússia.
“Era um grande confessor que pregava a Palavra de Cristo, o Evangelho, conclamando à conversão e à penitência. É por essa razão, acima de tudo, que Josafá é um apóstolo e mártir da unidade”, afirmou o Padre Robert Lisseiko, superior geral da Ordem Basiliana de São Josafá, em entrevista à Rádio Vaticano.
Enquanto São Josafá estava em visita pastoral pela cidade de Vitebsk, um grupo revoltado invadiu o local em que ele morava, matando os que ali se encontravam.
Segundo o Padre Robert, ao voltar para casa, Josafá não reagiu com violência. Aproximou-se deles com humildade e disse: “Meus filhos, por que machucam os da minha casa? Se é comigo o problema, aqui estou.”
Mesmo agindo com mansidão e compaixão diante do grupo, o Santo acabou sendo morto por uma multidão enfurecida, no ano de 1623, quando tinha apenas 43 anos.
“Muitos milagres foram atribuídos a São Josafá, tanto que, em 16 de maio de 1643, Urbano VIII o declarou beato. Poucos anos depois, em 29 de junho de 1867, por ocasião do milésimo aniversário do martírio de São Pedro e São Paulo, ele foi canonizado por Pio IX”, disse o Padre Robert.
Por isso, São Josafá é lembrado como um exemplo de perdão e amor. Por ter perdoado aqueles que o mataram, o Santo é invocado pelos fiéis como intercessor nos momentos de conflito interior e desunião. Muitos recorrem a ele pedindo o dom da reconciliação, a restauração da paz no coração e a graça da unidade entre as famílias e comunidades.
Aprofunde sua devoção aos santos com o Aplicativo Aparecida:
Instale o aplicativo em seu celular! Nele você encontra orações, reflexões e transmissões direto do Santuário Nacional.
Baixe aqui o Aplicativo Aparecida
Fonte: Vatican News
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Por que um Papa viaja?
Diante da 1ª viagem apostólica do Papa Leão XIV, entenda por que é importante que o Santo Padre faça viagens e encontros com líderes mundiais e fiéis de todo mundo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.