Leia MaisIgreja expressa solidariedade pelas vítimas do ciclone no Rio Grande do SulA solidariedade do cristão como próximoRio do Sul, cidade catarinense do Vale do Itajaí, registrou quatro enchentes entre outubro e novembro deste ano e teve 50% do território atingido pelas chuvas nos últimos dias.
O rio que corta o município atingiu nível histórico de 13,04 metros, segunda maior enchente da história local, após aquela de 1983 quando o nível atingiu 13,58 metros.
"A gente teve imagens aqui da nossa Catedral São João Batista, quase que chegou água nela. Várias capelas, várias igrejas inundadas, então a gente teve aqui um grande evento climático e todos estamos solidários e trabalhando, principalmente no resgate de pessoas e animais. A gente passou uma noite terrível ontem porque a água subia e as pessoas vinham para o forro das casas. Foram mais de dois mil resgates de pessoas que ficaram isoladas, ilhadas, e que a água inesperadamente chegou ao segundo andar. Estamos há 5 dias trabalhando sem parar", disse Cristian Stassun, secretário de Governo da prefeitura catarinense.
Segundo a Defesa Civil, quase 20 mil pessoas estão desalojadas. O curso das águas dá chance somente a barcos e canoas em forma de ajuda humanitária para resgatar pessoas e animais, levar comida e medicamentos.
Além de Rio do Sul, mais de dez outros municípios ainda contabilizam os prejuízos causados pelas chuvas da última semana, o quarto fenômeno meteorológico em menos de um mês. Botuverá, também no Vale do Itajaí e que possui aproximadamente 5 mil habitantes, ficou com cerca de 32 pessoas desalojadas.
Instituições realizam campanha de doações
Padre Arnaldo Allein, coordenador de Pastoral da diocese de Rio do Sul divulga a campanha SOS Alto Vale, organizada pela Mitra Diocesana, Caritas local e Fórum das Entidades do Campo e da Cidade do Alto Vale do Itajaí.
“Com a esperança e fé, Deus nos dará forças para superar mais esta provação! Outra enchente e seguimos nossa caminhada na solidariedade fraternal. Nossos espaços acolhem desabrigados, lideranças ajudam na preparação de alimentos, nos mutirões de limpeza e seguimos no espírito samaritano. 'Eis que estarei convosco!', disse Nosso Senhor! A superação dos sofrimentos do tempo presente possa ser um advento do Reino de Deus entre nós. Permaneçamos firmes na esperança!”.
A Cúria e a Cáritas, em parceria com a Defesa Civil, estão recebendo produtos de primeira necessidade como alimentos, itens de higiene pessoal e limpeza. Doações de qualquer valor estão sendo arrecadadas pela Mitra Diocesana para auxiliar na reconstrução das vidas e das casas dos atingidos, através da chave PIX diocesederiodosul@gmail.com (ou pela conta n. 27920-X - Ag. 0276-3 do Banco do Brasil).
"A situação aqui é bem crítica, principalmente nessa enchente que aconteceu sem previsão alguma: essa última enchente acabou levando todas as mobílias das pessoas. Então, estamos atuando nessa frente de ajuda humanitária: o que as pessoas precisam de maneira urgente que são produtos de limpeza, alimentos e higiene pessoal. Também roupas, mas isso, graças a Deus tem ainda muito do que tínhamos em estoque", disse Erich Kertzendorff, da Cúria Diocesana e da Caritas local.
Padre Mauro Vilela fala sobre a solidariedade à luz de Cristo
Como a Igreja pode se habilitar para evangelizar a Geração Z?
Procuramos entender a Geração Z diante de suas identidades e características, inclusive religiosas.
Santa Sé publica relatório sobre proteção contra abusos na Igreja
Relatório da Santa Sé procura avaliar políticas de proteção contra abusos na Igreja, identificando desafios e propondo iniciativas para apoio às vítimas.
Como ser missionário no dia a dia sem ser um "Cristochato"
Evangelizar sem ser “Cristochato”: aprenda a anunciar o Evangelho com empatia, bondade e respeito, refletindo o verdadeiro amor de Cristo.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.