Igreja

Igreja promove ano jubilar para refletir "estado permanente de missão"

O ano de 2022 será marcado pela celebração da vida missionária na Igreja. Celebração jubilar inicia no dia 20 de novembro.

Escrito por Redação A12

20 NOV 2021 - 05H00

Shutterstock shutterstock_1927953650_missao_igreja (Shutterstock)

O ano de 2022 será marcado pela celebração da vida missionária na Igreja. A partir do dia 20 de novembro, a Igreja inicia o Ano Jubilar Missionário para refletir o seu compromisso com o anúncio da Palavra de Deus. 

Com o tema “A Igreja em estado permanente de missão” e o lema “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8), o Ano Jubilar Missionário quer refletir que a "missão se faz sem fronteiras para alcançar a todas as pessoas e de todas as nações", é o que assinada o site das Pontifícias Obras Missionárias, que acompanha a iniciativa no país. 

O Ano Jubilar Missionário também será um tempo celebrativo para se fazer memória da caminhada missionária no âmbito internacional e nacional, assim como projetar “a ação missionária como paradigma de toda obra da Igreja” (Evangelii Gaudium, 15).

No âmbito nacional, os motivos jubilares são:

50 anos de criação do Conselho Missionário Nacional (COMINA);

50 anos das Campanhas Missionárias;

50 anos dos Projetos Igrejas Irmãs;

50 anos do Conselho Missionário Indigenista (CIMI);

50 anos do Documento de Santarém;

60 anos do Centro Cultural Missionário (CCM);

70 anos da criação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

No âmbito internacional vamos celebrar:

400 anos de criação da Congregação para Evangelização dos Povos;

200 anos do nascimento da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), fundada em 1822 pela venerável Paulina Jaricot;

150 anos do nascimento do beato Paolo Manna, PIME, fundador da Pontifícia União Missionária;

100 anos do motu próprio Romanorum Pontificum do Papa Pio XI, com o qual, em 1922, designou as Obras Missionárias como Pontifícias;

Missão como identidade da Igreja

A temática do ano jubilar segue as intuições do documento de Aparecida que compreende a missão como identidade da Igreja, ou seja, não é algo optativo, uma atividade da Igreja entre outras, mas a sua própria natureza. A Igreja é missão! O lema “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8) segue a escolha do Papa Francisco para a mensagem do Dia Mundial da Missões de 2022.

O Ano Jubilar Missionário será um tempo oportuno de conhecer as iniciativas, projetos e instituições que cooperam na missão de Deus. Será oportunidade para conhecer melhor a Congregação para Evangelização dos Povos, organismo central da Igreja Católica encarregado de dirigir e coordenar a evangelização e a cooperação missionária.

A celebração dos 50 anos do Conselho Missionário Nacional (COMINA) será oportuna para reafirmar a importância e a identidade dos Conselhos Missionários em todos os âmbitos. O COMINA é uma instituição estabelecida pela Santa Sé e constituída pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para articular os organismos e instituições missionárias da Igreja no Brasil.

Live de abertura

No dia 20, às 20h, nas redes sociais das CNBB, uma live de abertura reunirá Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da CNBB, Dom Odelir José Magri, presidente da Comissão Missionária da CNBB, Dom Sérgio Braschi, Ir. Maria Inês Ribeiro, presidente da CRB, Pe. Maurício Jardim, diretor das POM, Ir. Dirce (ex-secretária COMINA), Pe. Passidonio (Documento Santarém), Sr. Antonio Eduardo (CIMI), Janete (COMIRE) e Ricardo (COMIDI Arq. da Paraíba). Pe. Daniel Rochetti e Ir. Sandra Regina Amado, assessores da Comissão Missionária da CNBB, serão os moderadores. Durante a live haverá a participação do cantor Zé Vicente. Acompanhe a programação especial. 

Reprodução
Reprodução


Fonte: CNBB.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.