Na última segunda (6), o Papa Francisco realizou uma nomeação histórica ao escolher a Irmã Simona Brambilla como a primeira mulher prefeita de um dicastério do Vaticano.
A religiosa das Missionárias da Consolata assumirá a liderança do Dicastério para a Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, um dos mais importantes da Igreja Católica. Ela trabalhará ao lado do cardeal Ángel Fernández Artime, nomeado pró-prefeito.

Nascida em Monza, na região da Brianza, Lombardia, na Itália, em 1965, Irmã Simona possui uma trajetória marcada por dedicação e liderança dentro da Igreja. Enfermeira de formação, ingressou em 1988 no Instituto das Missionárias da Consolata, onde mais tarde se especializou em Psicologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana.
Sua experiência missionária em Moçambique, onde conviveu com o povo Macua, moldou sua perspectiva humana e espiritual. De 2011 a 2023, ela foi superiora geral de sua congregação, período em que enfrentou desafios como o declínio vocacional e os casos de abusos na Igreja.
Nomeada secretária do mesmo dicastério em 2023, Irmã Simona agora assume o papel de prefeita, trazendo uma abordagem pragmática e idealista ao seu novo cargo.

Desde o início de seu pontificado, o Santo Padre tem promovido a inclusão de mulheres em funções de destaque na Igreja. Com a Constituição Apostólica Praedicate Evangelium, publicada em 2022, Francisco abriu espaço para que leigos, incluindo mulheres, possam chefiar dicastérios.
Essa mudança reflete um esforço para “desmasculinizar” a Igreja, como destacou Irmã Simona em uma entrevista e como o Pontífice citou em um encontro em 2023. A presença feminina no Vaticano aumentou de 19,2% para 23,4% entre 2013 e 2023, segundo dados oficiais. Outras mulheres também ocupam cargos significativos, como a irmã Alessandra Smerilli, no Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral, e Nathalie Becquart, subsecretária do Sínodo dos Bispos.
:: Papa faz o pedido para "desmasculinizar" a Igreja

O Dicastério para a Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica tem como missão promover e regulamentar a prática dos conselhos evangélicos (pobreza, castidade e obediência) nas formas de vida consagrada e nas Sociedades de Vida Apostólica.
Entre suas responsabilidades estão:
• Aprovação de constituições e estatutos de ordens e congregações;
• Regulamentação de novas formas de vida consagrada;
• Supervisão do governo e da formação dos membros;
• Promoção da missão apostólica dos religiosos no mundo.
Esse dicastério também atua na prevenção de abusos e no acompanhamento vocacional, áreas em que a experiência psicológica de Irmã Simona será essencial.
:: Ficou curioso sobre o papel de um Papa? O A12 te ensina!
Fonte: Vatican News/Instituto Humanitas Unisinos/A Santa Sé
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.