"A Igreja é mulher e um dos grandes pecados que cometemos é 'masculinizar' a Igreja. Devemos desmasculinizá-la e fazê-lo a partir da Teologia”, pediu Papa Francisco em seu discurso espontâneo aos membros da Comissão Teológica Internacional.
Recuperando-se da inflamação em seus pulmões, o Papa entregou o discurso preparado, mas preferiu não lê-lo.
:: Vaticano atualiza estado de saúde do Papa após gripe
Ao reiterar a importância da reflexão teológica e agradecer à Comissão por seu trabalho, o Papa fez questão de enfatizar que as mulheres "têm uma capacidade de reflexão teológica diferente da que nós homens temos".
“Se não entendermos o que é uma mulher, o que é a teologia de uma mulher, nunca entenderemos o que é a Igreja. Um dos grandes pecados que cometemos foi ‘masculinizar" a Igreja’”.
E ao olhar em volta, foi sincero: "Uma, duas, três, quatro mulheres: Coitadas! Elas estão sozinhas! Ah, desculpe-me: cinco! Mas, quanto a isso [a 'desmasculinização' dita antes], devemos seguir em frente."
Referindo-se às discussões sobre o sacerdócio, o Santo Padre explicou que a inserção da mulher na Igreja será solucionada pela via mística, não a ministerial.
“E vocês podem se perguntar: para que serve esse discurso? Não apenas para dizer que devemos ter mais mulheres aqui - este é um ponto - mas para ajudá-los a refletir. A Igreja é mulher, a Igreja é noiva. E essa é uma tarefa que peço a vocês, por favor: 'Desmasculinizem' a Igreja.”
:: Papa afirma que teologia deve interpretar o Evangelho no mundo de hoje
Fonte: Vatican News
Repam celebra 10 anos de cuidado e defesa da Amazônia
A Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM) celebrou 10 anos de compromisso com a Amazônia em setembro de 2024, destacando a defesa do bioma e seus povos.
7 momentos marcantes da viagem do Papa para a Ásia e Oceania
Em viagem mais longa de seu pontificado, Francisco transformou o povo e a si mesmo nestes 12 dias.
Igreja alerta sobre perigos dos jogos de azar
Igreja e especialistas destacam os prejuízos sociais e morais dos jogos de azar, que afetam milhões de brasileiros com compulsão e dívidas. Saiba mais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.