Por Redação A12 Em Igreja Atualizada em 24 JUL 2019 - 10H37

Meditar o Rosário ou o Terço é buscar compreensão da Palavra de Deus

A12
A12
A meditação do Rosário ou do Terço é considerada a mais bela oração de entrega e devoção da Igreja Católica


“Meditar com o Rosário significa entregar os nossos cuidados aos corações misericordiosos de Cristo e da sua Mãe. À distância de vinte e cinco anos, ao reconsiderar as provações que não faltaram nem mesmo no exercício do ministério petrino, desejo insistir, como para convidar calorosamente a todos, a fim de que experimentem pessoalmente isto mesmo: verdadeiramente, o Rosário «marca o ritmo da vida humana» para harmonizá-la com o ritmo da vida divina, na gozosa comunhão da Santíssima Trindade, destino e aspiração da nossa existência”. (Papa João Paulo II)

:: Acompanhe o Terço na TV Aparecida. Confira os horários!

A palavra Rosário significa 'Coroa de Rosas'. A Virgem Maria revelou a muitas pessoas que, cada vez que rezam uma Ave Maria, lhe é entregue uma rosa e, por cada Rosário completo, lhe é entregue uma coroa de rosas.

Shutterstock
Shutterstock


A origem da Oração do Terço

A Santa Igreja recebeu o Rosário em sua forma atual em 1214, de uma forma milagrosa: quando a Virgem apareceu a Santo Domingo e o entregou como uma arma poderosa para a conversão dos hereges e outros pecadores daquele tempo. Desde então, sua devoção se propagou rapidamente em todo o mundo.

Para explicar um pouco mais sobre o Rosário, o Padre Cláudio Anselmo conversou com o A12 e destacou como deve ser a nossa intenção durante a meditação do Rosário ou do Terço. Com a propagação dessa oração, surgiram diversas formas de se rezar o terço. Padre Claudio coloca que todas as formas de oração podem ajudar na meditação e no fortalecimento da fé, e que a escolha do tipo de oração do Terço deve ser feita de acordo com o momento que a pessoa está vivendo.

Padre Claudio Anselmo relata ainda como surgiu o Rosário: aproximadamente no ano 800, nos mosteiros, e fala das orações do Pai Nosso e da Ave Maria durante a meditação. Padre Anselmo salienta que toda oração é válida, mas ressalta que rezar o Terço completo confere ao fiel o entendimento da palavra de Deus e lhe traz bênçãos.

13 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.