Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Igreja

Igreja lança ação solidária para ajudar vítimas do tornado

Saiba como ajudar as famílias afetadas pelas fortes chuvas no Paraná

Escrito por Redação A12

10 NOV 2025 - 15H45 (Atualizada em 13 NOV 2025 - 08H47)

CNBB

O tornado que atingiu a cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, na última sexta-feira (7), causou um grande impacto na população local, registrando 7 mortes e 835 feridos, segundo os últimos dados da Defesa Civil do estado.

Para ajudar as vítimas do desastre nesse cenário urgente, a Igreja local lançou uma campanha solidária. Os recursos arrecadados pela Cáritas Diocesana de Guarapuava, junto com o Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) serão destinados às famílias atingidas.

Classificado como de nível F3, o fenômeno atingiu o município com ventos que ultrapassaram os 250 km/h. Mais de 12 mil pessoas foram afetadas em Rio Bonito do Iguaçu. No estado, até o momento 33 cidades declararam situação de emergência e há dezenas de desabrigados.

Em Guarapuava, os ventos causaram uma morte e danos a 22 casas. Outras cidades, como Porto Barreiro, Jaboti e Londrina, também sofreram estragos; só em Porto Barreiro, 620 residências foram danificadas. Houve ainda granizo em Cruzeiro do Iguaçu e Guaraniaçu, com dezenas de casas atingidas.

As cidades que declararam situação de emergência sofreram danos que comprometeram parcialmente a capacidade de resposta do poder público, ou seja, necessitam de apoio externo como do Governo do Estado ou do Governo Federal para se reestabelecer.

Já o estado de calamidade pública, como é o caso da cidade de Rio Bonito do Iguaçu, é declarado quando a cidade sofre impactos graves comprometendo severamente a resposta da administração pública, necessitando de medidas mais amplas e urgentes.

Como eu posso ajudar na tragédia no Paraná?

As doações podem ser realizadas via PIX, pela chave: 48791935/0001-60 com destinatário: CÁRITAS NOSSA SENHORA DE BELÉM DA DIOCESE DE GUARAPUAVA.

Em nota, a CNBB demonstrou solidariedade à Diocese de Guarapuava e aos demais estados atingidos pelas fortes chuvas. Além disso, também convoca a Igreja no Brasil a unir-se em oração e a colaborar, como possível, com ajuda humanitária e de reconstrução das áreas atingidas.

::. Confira aqui a íntegra da nota da CNBB

add_box 15 simples atos de caridade de que costumamos esquecer

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...