Igreja

Novos bispos contam suas experiências em formação da CNBB

Nesta sexta-feira (3) termina o encontro entre bispos que foram ordenados entre o segundo semestre de 2021 até o fim de 2022

Escrito por Redação A12

28 FEV 2023 - 11H22 (Atualizada em 03 MAR 2023 - 14H58)

CNBB

Os 19 bispos recém-nomeados pelo Papa Francisco, do segundo semestre de 2021 até o final de 2022, estão reunidos na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em Brasília (DF) para a 33ª edição do Encontro de Novos Bispos.

Leia MaisO primeiro bispo redentorista de AparecidaCurso de Bispos do Rio de Janeiro terá homenagem a Bento XVIA semana de formação organizada Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada teve início na última segunda-feira (27) e segue até esta sexta-feira (3)

Os participantes foram apresentados à história, organização, teologia e desafios atuais da CNBB, conteúdo conduzido pelo secretário-geral da CNBB, Dom Joel Portella Amado, e o arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Scherer.

Dom João Francisco Salm, presidente da Comissão organizadora, disse que “o objetivo do encontro é integrar os novos bispos na dinâmica e na vida da Conferência, promovendo a comunhão e a colegialidade no serviço à Igreja no Brasil”.

CNBB
CNBB


Momentos de testemunhos e comunhão

O bispo de São Miguel Paulista (SP), dom Algacir Munhak, empossado em janeiro de 2023, fala que suas impressões sobre os encontros foram positivas, principalmente por estarem em comunhão, presencialmente, na sede da entidade.

“Temos uma noção a distância daquilo que é a CNBB e uma vez estando dentro da estrutura vemos o alcance que ela tem principalmente nos serviços através das Comissões, das diferentes atividades que são feitas, e isso é muito bom porque nos sentimos envolvidos por uma fraternidade e uma comunhão que até então para mim eram desconhecidas, disse. 

Ordenado em julho de 2022, Dom Geraldo Freire Soares, bispo de Iguatu (CE) ressaltou a importância para ele como novo bispo em conhecer mais da estrutura da CNBB e também da Nunciatura Apostólica.

CNBB
CNBB


“São oportunidades que nós temos para aprofundar melhor a nossa experiência como bispo, que é uma experiência nova e de muita responsabilidade”.

Sua comunidade ficou um ano e meio sem bispo, Dom Geraldo elogiou o acolhimento recebido por cada fiel. “Tinha uma ansiedade muito grande de todo o povo e do clero com a chegada do novo bispo, porque o bispo é quem dá as orientações, as diretrizes pastorais e administrativas, então foi uma acolhida muito fraterna com a minha chegada”. 

O Monsenhor Reginei José Modolo foi nomeado em 7 de dezembro de 2022 como Bispo auxiliar na Arquidiocese de Curitiba (PR). Ele disse sentir-se bem acolhido na comunhão com os outros irmãos para esta nova missão que está assumindo na Igreja no Brasil.

“Espero, neste encontro, conhecer, partilhar e estudar sobre o que é a vida de um bispo como membro da CNBB”, disse.

Na programação do encontro ainda estão previstos conteúdos relevantes a respeito da entidade, como a missão do Bispo na atualidade, Relações Institucionais, solidariedade, Gestão Eclesial, assuntos jurídicos, proteção de menores e liturgia.

Além das palestras, os novos bispos conheceram a estrutura da CNBB como sua editora, a Edições CNBB, a Casa de Formação Dom Luciano e Pontifícias Obras Missionárias e também uma visita ao Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro. 


Arquivo A, da TV Aparecida, celebrou os 70 anos da CNBB


Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...