Notícias

O primeiro bispo redentorista de Aparecida

Religioso levou a imagem original de Nossa Senhora Aparecida em peregrinação por mais de 1300 localidades brasileiras

Escrito por Redentoristas

27 FEV 2024 - 17H15 (Atualizada em 28 FEV 2024 - 09H09)

CDM/Santuário Nacional

O primeiro bispo redentorista da Arquidiocese de Aparecida se chamava Dom Antônio Ferreira de Macedo. Foi este bispo que ficou responsável por conduzir a imagem original de Nossa Senhora Aparecida em peregrinação por mais de 1300 localidades brasileiras. Leia MaisSaiba quem são os 15 Bispos Redentoristas do Brasil Dom Carlinhos: o bispo nascido em Aparecida

Dom Antônio Macedo começou seu ministério na Arquidiocese da Padroeira do Brasil no ano de 1958, para ser colaborador do Cardeal Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, que foi nomeado como o primeiro arcebispo de Aparecida.

Ele recebeu do cardeal a incumbência de colocar a nova sede episcopal em andamento e passou a residir na cidade. Em 1964, quando Dom Carlos Carmelo Cardeal Mota veio para Aparecida, nomeou Dom Macedo para ser seu auxiliar. Ele ocupou esta função até 1982, quando morreu o cardeal. Dom Macedo foi elevado ao título de Arcebispo Auxiliar - Sedi datus. Neste mesmo período, Dom Macedo participou de algumas sessões do Concílio Vaticano II, que ocorreu de 1962 a 1965. 

O primeiro bispo redentorista também foi secretário do Conselho Pró-Santuário e dirigente da construção do Santuário Nacional de Aparecida

CDM/Santuário Nacional
CDM/Santuário Nacional
Dom Macedo com o senhor J. Gorra e o Padre Vítor Coelho em passeio no Rio de Janeiro


História

Dom Antônio Ferreira de Macedo nasceu na Fazenda Natal, em Guaratinguetá (SP), no dia 21 de outubro de 1902. Ele viveu em uma grande família de 12 irmãos. O pequeno Antônio foi batizado em Aparecida, no dia 4 de janeiro de 1903.

Sentindo que tinha vocação para o sacerdócio, ele ingressou no juvenato redentorista em Aparecida, no ano de 1916. De 1923 até 1928, ele estudou Filosofia e Teologia na Alemanha, tendo sido ordenado pelo Cardeal Faulhaber, em 1928.

Entre os anos de 1931 e 1942, Dom Macedo trabalhou como missionário, passando então a ocupar cargos de reitor nas casas de Tietê e São Paulo, de Cachoeira do Sul (RS) e na Penha, em São Paulo. De 1948 a 1955 foi eleito Superior Provincial de São Paulo. 

Em 1955, o missionário redentorista foi nomeado pelo Papa Pio XII, como bispo de São Paulo. Sua história na Arquidiocese de Aparecida começou em 1958, seguindo então, o desejo do cardeal Motta. 

Dentre as obras que o destacaram em seu ministério como missionário e bispo, três aparecem com grande mérito: a construção do prédio do Seminário Santo Afonso, a fundação da Rádio Aparecida e a construção da Basílica Nova.

A história da construção do Seminário Santo Afonso teve início em 1950, quando foi pedido o prédio do Colegião, um outro edifício na praça da Basílica Velha, onde estavam instalados os seminaristas menores redentoristas. Padre Macedo, então Superior Provincial, construiu, em meio a grandes dificuldades, o novo Seminário de Santo Afonso. O seu carinho pelos seminaristas continuou durante todo seu episcopado, quando manteve uma bolsa de estudos para formação de um dos seminaristas redentoristas.

Na história do Santuário Nacional de Aparecida, foi nomeado administrador do Santuário Novo e, apesar da luta incansável para ver erguida a nova igreja, não se descuidou de suas atividades pastorais. Uma delas foi a peregrinação que fez com a verdadeira imagem de Nossa Senhora Aparecida, com a qual visitou centenas municípios de vários Estados brasileiros.

Com sua saúde definhando lentamente, consumido por uma artrite dolorosa, faleceu ao lado de seus confrades, já que tinha voltado a residir no convento da comunidade do Santuário. Ele morreu no dia 28 de fevereiro de 1989.

“Talvez nem se imagine quanto esse homem de Deus fez por Aparecida e por esta Arquidiocese”, palavras de Dom Geraldo Penido, Arcebispo de Aparecida.

SEJA UM MISSIONÁRIO REDENTORISTA

Fonte: Arquivo provincial, Aqueles que nos precederam.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...