Por Marília Ribeiro Em Igreja Atualizada em 19 JAN 2022 - 10H53

O candidato a Santo que virou desenho animado

A inspiração na vida de um Servo de Deus levou o ilustrador Cristiano Chauí a fazer uma animação sobre o primeiro candidato à canonização nascido em Florianópolis (SC), Marcelo Henrique Câmara.

Vejo esse meu trabalho como mais um canal, ainda que muito breve, para dar a conhecer a realidade de que existem pessoas comuns, como cada um de nós, e que souberam se entregar a Deus e deixar que Ele fizesse da sua vida uma grande obra”, contou o Ilustrador.

O vídeo conta, em quase quatro minutos, a história de vida do jovem que tinha como propósito no seu cotidiano levar o amor de Deus, mesmo quando enfrentou grandes dificuldades e desafios. A homenagem em forma de desenho animado foi desenvolvida através da técnica “Whiteboard”.

Cristiano Chaui
Cristiano Chaui


A principal
motivação do ilustrador foi a percepção de como uma pessoa pode alcançar uma intimidade tão grande com Deus, expressando em seus afazeres mais comuns esse elo de amor.

O caso do Marcelinho nos desconcerta, já que, como promotor de justiça, ele tivesse que lidar continuamente com casos onde a maldade e a miséria humana aparecem de modo evidente. Esse tipo de enfrentamento nos serve de grande estímulo, pois comprovamos como Deus faz bem as coisas e quer a nossa perfeição ,independente das dificuldades que aparecem em nossa vida, expressou Cristiano.

Cristiano, que é católico, conta que ficou feliz em contribuir para a divulgação da fé com algo que para ele é tão habitual, como a ilustração.

Assista a animação arrow_downward

Quem foi Marcelo Henrique Câmara

Marcelo Henrique nasceu em Florianópolis, em 28 de junho de 1979. Ele aprendeu as primeiras orações com sua bisavó materna, com quem muito pouco pôde conviver em razão da idade avançada dela. Devota de Nossa Senhora Aparecida, sua avó guardava em seu quarto muitas imagens de santos que fascinavam o pequeno Marcelo.

Seu processo de conversão interior se iniciou no segundo semestre da faculdade, quando aceitou o convite feito pelo Monsenhor Francisco de Sales Bianchini, então diretor espiritual do Movimento de Emaús em Florianópolis, para fazer a experiência de Deus através do Curso de Valores Humanos e Cristãos, no 50º Curso Masculino de Emaús, realizado no período de 28 a 31/08/1997.

No ano 2000, foi convidado pelo Padre Márcio Alexandre Vignoli para exercer o Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, nos Ingleses, onde residia, atuando como coordenador dos ministros até o seu afastamento, em virtude do agravamento da doença que o acometeu.

Ainda que tenha cogitado a vocação sacerdotal, durante a faculdade decidiu seguir a carreira de Promotor de Justiça, em conjunto com sua grande paixão, a docência.

Formado em Direito, Marcelo foi professor titular no Instituto de Ensino Superior (IES) e professor substituto na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além de ter chegado a ser promotor de Justiça em Santa Catarina. Ele exerceu este cargo durante um ano, depois de ter estudado com esmero, apesar da doença contra a qual já estava lutando bravamente: a leucemia, que, no entanto, acabaria roubando a sua vida aos 28 anos de idade, em 20 de março de 2008.

O Santuário Sagrado Coração de Jesus em Florianópolis preserva os restos mortais do Servo de Deus. O site marcelocamara.org.br reúne mais informações sobre a vida e o testemunho de Marcelo.

Processo de Beatificação

A Arquidiocese de Florianópolis informou, em 2020, o início do processo de beatificação de Marcelo, autorizado pela Congregação Vaticana para as Causas dos Santos mediante a concessão do documento conhecido como “nihil obstat” (“nada obsta”, na expressão latina).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...