O compromisso da Igreja com os mais jovens é muito importante, não somente para serem amados e evangelizados, mas também porque “o futuro depende da maturidade deles”, como afirmou o Papa São João Paulo II no encerramento da Jornada Mundial da Juventude de 1995.
Diferente do que muitos pensam em nosso contexto contemporâneo, a Igreja atual segue cheia de jovens, e movimentos e eventos católicos da juventude, como o Jubileu que aconteceu nos últimos dias, em Roma, é uma prova clara disso.
Com a presença de jovens de mais de 140 países pelas praças no Vaticano, não há como pensar que a fé está se apagando. A Igreja vive, e olhar para toda essa juventude junto do Papa Leão XIV é contemplar um sinal concreto de ESPERANÇA, que é justamente o que nos propõe o Jubileu 2025.
Nas novas gerações existem ainda aqueles que buscam Cristo e amam a Igreja. Neles, está presente o anseio por uma vida amparada pela graça de Deus que os leve a viver com propósito e sentido de missão. São estes que olham para a riqueza da fé com entusiasmo, admiram e desejam espelhar-se na vida dos santos.
Nesse sentido, a Igreja no Brasil e no mundo procura estar próxima, acolhendo, orientando e dando oportunidades para que encontrem e vivam suas vocações. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por exemplo, realizou, entre os meses de maio e julho, uma pesquisa para ouvir os jovens de todo o país.
A proposta da Comissão Episcopal para a Juventude foi para o público de 12 aos 27 anos, que puderam responder sobre questões socioeconômicas, culturais, religiosas, dentre outros assuntos, de forma totalmente voluntária. Os dados servirão de apoio para a atualização do Documento 85 da CNBB: “Evangelização da Juventude”.
“A escuta é um dos pilares da ação evangelizadora da Igreja, e este levantamento reforça o compromisso da CNBB com a construção de pontes entre a Igreja e o coração dos jovens”, dizia a página de acesso à pesquisa.
Ações como essa, permitem auxiliar as muitas iniciativas de evangelização que existem em nosso país, como grupos de oração, movimentos e pastorais. Segundo o Documento 85:
“Uma adequada evangelização, iluminada pelo Espírito Santo 'que faz novas todas as coisas', nos garantirá uma juventude mais amada e animada em vista do Reino de Deus”.
Exemplo do que foi dito acontece na paróquia São Francisco das Chagas, a Catedral da Diocese de Taubaté. O coordenador dos jovens, Lucas Regis dos Santos, lidera um grupo desde novembro de 2024, inspirado na Exortação Christus Vivit, do Papa Francisco.
Cerca de 25 adolescentes e jovens participam de variados momentos em horários, dias e local diferentes, para atividades como leitura bíblica, dinâmicas, música, reflexão, visitas aos idosos, retiros, atividades esportivas, cinema, arrecadação de abrigo aos moradores de rua, dentre outras.
“A ideia é pensar e formar jovens que consigam ter uma base espiritual fortificada em Cristo, cuidando de si e dos dons recebidos, sem perder de vista o outro, aqueles que necessitam de auxílio”, afirmou Lucas.
Em entrevista ao portal A12, o coordenador ainda falou da importância do sustento paroquial e diocesano para a realização das atividades. Ele disse que sem o apoio do padre e das famílias, os jovens não conseguem entender que a participação deles é essencial para o funcionamento desse grande organismo eclesial.
“Nosso Pároco, padre Roger Mateus, nos dá todo o respaldo nas atividades, inclusive com sua presença em diversos eventos realizados. Procuramos também estar presentes em alguns eventos diocesanos da juventude, a fim de que os jovens percebam que não estão isolados das atividades da Igreja.”, acrescentou.
Como jovem católico e coordenador, Lucas contou o que considera essencial para a evangelização da juventude hoje: ter uma vida próxima a Cristo, compreender que todos têm valor na Igreja, apreciar a juventude e reconhecer seu potencial de renovarem a Igreja com novas vocações como sacerdotes, religiosos e casais leigos engajados.
“A juventude não é um tempo que precisa passar logo, mas uma vitalidade que precisa ser aproveitada nos trabalhos pastorais”, disse.
Por fim, o coordenador expressou alegria e satisfação com a Igreja ao ver tantos jovens presentes no Jubileu em Roma. Ao mesmo tempo, disse que pensou na responsabilidade de promover encontros diversos, de forma criativa e inovadora, para envolver essa juventude sedenta por Cristo.
“Precisamos confiar que o Espírito Santo faz novas todas as coisas, por isso, é capaz de conduzir de forma comprometida as mudanças que a juventude pode trazer”, concluiu.
Com o mesmo propósito, a Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB promoverá o Jubileu Nacional dos Jovens “Peregrinos da Esperança” no Santuário de Aparecida, entre os dias 3 e 6 de setembro de 2025. A programação inclui seminário de comunicação, encontros de lideranças, de formação e a tradicional Romaria da Juventude.
Assim como em Roma, que reuniu jovens do mundo inteiro, o Jubileu Nacional deseja reunir jovens de todas as regiões do Brasil em um caminho de fé e comunhão. O evento acontecerá no auditório do Santuário e no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida.
add_circle A inscrição pode ser realizada aqui até o dia 15 de agosto!
Leia + Datas da JMJ 2027 são oficialmente anunciadas pelo Papa
Visitar os enfermos: um gesto cristão de misericórdia
No Dia Mundial do Enfermo e mês em que o Papa Leão XIV nos convida a rezar pelas crianças com doenças incuráveis, reflita sobre uma obra de misericórdia!
CNBB dá passo importante para a evangelização da Juventude
O Documento 85 aborda ações práticas e direcionamentos para trabalhar a evangelização com a juventude. A comissão caminha para atualizar alguns pontos importantes.
VÍDEO: Veja como foi a Romaria do Terço dos Homens 2026
O encontro dos homens do Terço foi um verdadeiro retiro. Homens de joelhos, proclamando o senhorio de Jesus e a intercessão de Maria, renovando o compromisso de santidade na vida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.