O compromisso da Igreja com os mais jovens é muito importante, não somente para serem amados e evangelizados, mas também porque “o futuro depende da maturidade deles”, como afirmou o Papa São João Paulo II no encerramento da Jornada Mundial da Juventude de 1995.
Diferente do que muitos pensam em nosso contexto contemporâneo, a Igreja atual segue cheia de jovens, e movimentos e eventos católicos da juventude, como o Jubileu que aconteceu nos últimos dias, em Roma, é uma prova clara disso.
Com a presença de jovens de mais de 140 países pelas praças no Vaticano, não há como pensar que a fé está se apagando. A Igreja vive, e olhar para toda essa juventude junto do Papa Leão XIV é contemplar um sinal concreto de ESPERANÇA, que é justamente o que nos propõe o Jubileu 2025.
Nas novas gerações existem ainda aqueles que buscam Cristo e amam a Igreja. Neles, está presente o anseio por uma vida amparada pela graça de Deus que os leve a viver com propósito e sentido de missão. São estes que olham para a riqueza da fé com entusiasmo, admiram e desejam espelhar-se na vida dos santos.
Nesse sentido, a Igreja no Brasil e no mundo procura estar próxima, acolhendo, orientando e dando oportunidades para que encontrem e vivam suas vocações. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por exemplo, realizou, entre os meses de maio e julho, uma pesquisa para ouvir os jovens de todo o país.
A proposta da Comissão Episcopal para a Juventude foi para o público de 12 aos 27 anos, que puderam responder sobre questões socioeconômicas, culturais, religiosas, dentre outros assuntos, de forma totalmente voluntária. Os dados servirão de apoio para a atualização do Documento 85 da CNBB: “Evangelização da Juventude”.
“A escuta é um dos pilares da ação evangelizadora da Igreja, e este levantamento reforça o compromisso da CNBB com a construção de pontes entre a Igreja e o coração dos jovens”, dizia a página de acesso à pesquisa.
Ações como essa, permitem auxiliar as muitas iniciativas de evangelização que existem em nosso país, como grupos de oração, movimentos e pastorais. Segundo o Documento 85:
“Uma adequada evangelização, iluminada pelo Espírito Santo 'que faz novas todas as coisas', nos garantirá uma juventude mais amada e animada em vista do Reino de Deus”.
Exemplo do que foi dito acontece na paróquia São Francisco das Chagas, a Catedral da Diocese de Taubaté. O coordenador dos jovens, Lucas Regis dos Santos, lidera um grupo desde novembro de 2024, inspirado na Exortação Christus Vivit, do Papa Francisco.
Cerca de 25 adolescentes e jovens participam de variados momentos em horários, dias e local diferentes, para atividades como leitura bíblica, dinâmicas, música, reflexão, visitas aos idosos, retiros, atividades esportivas, cinema, arrecadação de abrigo aos moradores de rua, dentre outras.
“A ideia é pensar e formar jovens que consigam ter uma base espiritual fortificada em Cristo, cuidando de si e dos dons recebidos, sem perder de vista o outro, aqueles que necessitam de auxílio”, afirmou Lucas.
Em entrevista ao portal A12, o coordenador ainda falou da importância do sustento paroquial e diocesano para a realização das atividades. Ele disse que sem o apoio do padre e das famílias, os jovens não conseguem entender que a participação deles é essencial para o funcionamento desse grande organismo eclesial.
“Nosso Pároco, padre Roger Mateus, nos dá todo o respaldo nas atividades, inclusive com sua presença em diversos eventos realizados. Procuramos também estar presentes em alguns eventos diocesanos da juventude, a fim de que os jovens percebam que não estão isolados das atividades da Igreja.”, acrescentou.
Como jovem católico e coordenador, Lucas contou o que considera essencial para a evangelização da juventude hoje: ter uma vida próxima a Cristo, compreender que todos têm valor na Igreja, apreciar a juventude e reconhecer seu potencial de renovarem a Igreja com novas vocações como sacerdotes, religiosos e casais leigos engajados.
“A juventude não é um tempo que precisa passar logo, mas uma vitalidade que precisa ser aproveitada nos trabalhos pastorais”, disse.
Por fim, o coordenador expressou alegria e satisfação com a Igreja ao ver tantos jovens presentes no Jubileu em Roma. Ao mesmo tempo, disse que pensou na responsabilidade de promover encontros diversos, de forma criativa e inovadora, para envolver essa juventude sedenta por Cristo.
“Precisamos confiar que o Espírito Santo faz novas todas as coisas, por isso, é capaz de conduzir de forma comprometida as mudanças que a juventude pode trazer”, concluiu.
Com o mesmo propósito, a Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB promoverá o Jubileu Nacional dos Jovens “Peregrinos da Esperança” no Santuário de Aparecida, entre os dias 3 e 6 de setembro de 2025. A programação inclui seminário de comunicação, encontros de lideranças, de formação e a tradicional Romaria da Juventude.
Assim como em Roma, que reuniu jovens do mundo inteiro, o Jubileu Nacional deseja reunir jovens de todas as regiões do Brasil em um caminho de fé e comunhão. O evento acontecerá no auditório do Santuário e no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida.
add_circle A inscrição pode ser realizada aqui até o dia 15 de agosto!
Leia + Datas da JMJ 2027 são oficialmente anunciadas pelo Papa
10 temas para preparar as crianças para a catequese em 2026
Listamos temas importantes que introduzem as crianças para a catequese. Saiba assuntos importantes da fé que podem ser ensinados ainda em casa pelos pais.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.