Igreja

O Espírito Santo no Evangelho de Lucas

Escrito por Redação A12

09 JUN 2014 - 10H37 (Atualizada em 18 OUT 2021 - 09H29)

Photographee.eu/ Shutterstock

Uma das características marcantes na obra de Lucas é a presença do Espírito Santo. Tanto o Evangelho quanto os Atos dos Apóstolos estão repletos de notícias sobre sua ação. Vejamos onde e em que circunstâncias o Espírito Santo age no Evangelho de Lucas.

Os primeiros capítulos apresentam de modo marcante a ação do Espírito Santo:

1,15: Sua presença com João Batista é prometida a Zacarias;

1,35: O anjo Gabriel anuncia a Maria o nascimento de Jesus que somente será possível através do Espírito Santo;

1,41: Isabel cheia do Espírito Santo saúda Maria;

1,67: Zacarias profetiza através do Espírito Santo;

2,25-27: Simeão vai ao Templo movido pelo Espírito Santo;

3,16: João anuncia o Batismo no Espírito Santo através de Jesus;

3,22: O Espírito Santo em forma corpórea desce sobre Jesus no Batismo;

4,1: Jesus cheio do Espírito Santo é levado para o deserto;

4,14: Jesus é levado para a Galileia pelo Espírito Santo;

4,18: Na Sinagoga, Jesus anuncia a sua missão pela força do Espírito Santo;

23,46: Jesus entrega seu Espírito a Deus antes de morrer;

24,49: Promessa de Jesus sobre a presença do Espírito Santo junto aos discípulos.

Como podemos observar, no início do Evangelho, a presença do Espírito Santo é intensa. A partir do anúncio da missão de Jesus em Nazaré, Lucas não fala mais sobre a presença do Espírito Santo; somente no final e, mesmo assim, como promessa aos discípulos.

Kae B Yuki/shutterstock
 Kae B Yuki/shutterstock

Se olharmos para o livro dos Atos, vemos que novamente aparece a ação do Espírito Santo. O que será que Lucas quer mostrar com isto? Na verdade, Jesus possui e está possuído pelo Espírito Santo. Sua ação é a própria ação do Espírito Santo. Daí a presença marcante no início, desaparecendo exatamente quando Jesus começa o seu ministério público, isto é, quando Jesus inicia a Boa Nova através de sua ação e pregação. Somente na hora da morte de Jesus se voltará a ouvir falar sobre o Espírito Santo, como Espírito de Jesus que volta ao Pai. Depois vem a promessa do Espírito Santo junto aos discípulos.

Leia MaisSão Lucas é espelho para o amor filial a Maria

É interessante notar que a ação do Espírito Santo no início do Evangelho se dá sempre junto aos pobres e excluídos da época (estéreis, velhos, mulheres): Isabel, Zacarias, Simeão, Ana, Maria, João e o próprio Jesus.

Esta presença do Espírito junto aos pobres somente é compreendida a partir dos pobres de Javé, isto é, os pobres com quem Javé conta para realizar o Seu projeto de amor. Esta característica encontramos também com Jesus. Aliás, é primeiramente aos pobres que ele vem evangelizar. Também são dirigidas aos pobres, considerados bem-aventurados, a promessa do Reino de Deus.

No Evangelho de Lucas, portanto, a presença do Espírito Santo se dá como preparação da chegada de Jesus. Muitos anunciam, profetizam, louvam, sempre inspirados por sua força e presença.

Da mesma forma, no livro dos Atos é o Espírito Santo novamente quem vai animar os discípulos e comunidade a levar adiante a Boa Nova de Jesus. O Espírito anima a missão. Com Jesus, a missão acontece. A Boa Nova se torna realidade:

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para anunciar aos aprisionados a libertação, aos cegos a recuperação da vista, para por em liberdade os oprimidos, e para anunciar um ano de graça do Senhor” (Lc 4,18-19).

Esta dimensão missionária, voltada para os pobres, cativos e marginalizados, não pode nem deve ser esquecida. De nada adianta louvar ou orar ao Espírito Santo se não nos colocamos nesta sua real dimensão. Deixar o Espírito agir, neste sentido, é colocar-se à disposição, a serviço do Reino de Deus.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...